Notícias >

Retrospectiva 2022: confira a última parte da série que realça as realizações da AEW-PR no último ano

Para fechar a série de notícias sobre as realizações e os destaques da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) em 2022, a instituição apresenta os principais acontecimentos dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Foram divulgadas informações sobre a hanseníase no site institucional da Associação, bem como foram realizados eventos sobre meio ambiente e de confraternização e socialização, por exemplo. Confira a seguir.

Setembro

Pesquisa da USP aponta também a importância do diagnóstico precoce da doença para o controle da transmissão (crédito da foto: Gustavo Fring/Pexels/USP Imagens)

A AEW-PR divulgou em setembro em seu site institucional diversas informações importantes sobre a hanseníase. Entre elas estava a abertura das inscrições para o 16.º Congresso Brasileiro de Hansenologia, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia e que em 2022 teve como tema “Hanseníase: uma doença sistêmica e complexa”, tendo reunido médicos de diversas áreas para se atualizarem sobre o assunto. Também publicou uma matéria no Jornal da USP mostrando que pesquisadores encontraram potenciais biomarcadores para diagnóstico da hanseníase. Por fim, apresentou um tira-dúvidas sobre a doença, feito por médicos especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no canal de podcasts Palavra de Dermato.

Outubro

Em celebração ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Associação Eunice Weaver do Paraná promoveu em outubro o evento “Integração de saúde, educação e natureza em ambientes urbanos”. A programação contou com palestras e demonstrações que buscaram contribuir para a discussão acerca de temas ambientais e das suas relações com o cenário urbano e de inovação. “As relações com a natureza no Complexo Pequeno Príncipe começaram em 2010. Desde então, ficamos livres de mercúrio, por uma decisão tomada em 2011, e a partir disso, focados na Agenda Marrom, evoluímos muito na separação e redução de lixo e todo tipo de resíduo. Com a Associação Eunice Weaver do Paraná, aparece uma oportunidade fantástica de articularmos um nexo entre essas atividades e o mundo da Agenda Verde, por meio do cuidado e dos estudos com o bosque e a vegetação nativa que temos ali”, relatou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe – instituição parceira da AEW-PR –, José Álvaro da Silva Carneiro.

Novembro

Novembro foi mais um mês de divulgação de informações relacionadas à hanseníase no site institucional da AEW-PR. Como uma ferramenta criada na Universidade de São Paulo (USP) para o diagnóstico da hanseníase – o Questionário de Suspeição de Hanseníase –, que foi premiada pelo Ministério da Saúde no Edital de Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase no SUS. Ou ainda o curso on-line e gratuito lançado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde – “Enfrentamento ao estigma e discriminação de populações em situação de vulnerabilidade nos serviços de saúde” –, que busca qualificar e instrumentar os trabalhadores da saúde para uma atenção inclusiva, humanizada, interseccional e não discriminatória.

Dezembro

O último mês do ano foi marcado pela entrega simbólica de aves natalinas e panetones aos antigos moradores do Educandário Curitiba, que funcionou entre as décadas de 1940 e 1980 no terreno que hoje abriga a sede da Associação Eunice Weaver do Paraná. O educandário recebia os filhos sadios de pessoas com hanseníase, seguindo uma política de isolamento compulsório dos enfermos estabelecida pelo governo federal à época. Também nesse mês foi divulgada uma parceria entre o projeto Nosso meio ambiente: conhecer para conservar com o Programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, iniciativa que vai facilitar o acesso de estudantes às oficinas de educação ambiental.

Para finalizar o ano, foi realizada na sede da Associação uma animada festa de Natal com os pacientes do Projeto Integra e seus familiares e amigos. Além de celebrar o ano que estava terminando, o evento foi uma oportunidade de interação social entre as crianças e os adolescentes atendidos pela iniciativa, bem como entre as suas famílias. O Projeto Integra oferece acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento interdisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência intelectual, múltipla e autismo. É uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe e tem parte dos seus atendimentos realizados na sede da AEW-PR.