Biblioteca

Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA 2012

Estatuto em sua nova versão, onde estão incorporadas as diversas alterações promulgadas nos 22 anos de sua existência. Estão inseridas as mudanças trazidas pela lei da Convivência Familiar e Comunitária e pela lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE

Hanseníase: o controle da doença começa com o fim do preconceito!

O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.

Global Leprosy Situation 2012

Leprosy control has improved significantly due to national and subnational campaigns in most endemic countries. Integration of primary leprosy services and effective collaborations and partnerships have led to a considerable reduction in leprosy burden.

Apresentação SESA Hanseníase 2012

Apresentação sobre hanseníase 2012 da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade

O consumismo é um hábito que se forma a partir de valores materialistas e que traz sérios problemas para a sustentabilidade. A publicação traz informações preocupantes, que devem estar ao alcance de pais e educadores.

Hanseníase, ou lepra, tem riscos mínimos de contaminação

A hanseníase tem aspectos clínicos muito diferentes dependendo da defesa inata do hospedeiro, tendo dois polos: um onde o bacilo prolifera amplamente e dá extensas lesões de pele, podendo avançar para olhos, testículos, fígado e outros órgãos, e outro onde a bactéria se divide menos e invade basicamente as bainhas dos nervos.

Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária

Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (2011)

Documento aprovado pelo CONANDA no dia 19 de abril de 2011. Contém Eixos, Diretrizes e Objetivos Estratégicos. Principal desdobramento da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Estratégia Global Aprimorada para Redução Adicional da Carga da Hanseníase (Período do Plano: 2011-2015)

Apresenta uma visão geral dos conceitos, da ética e dos princípios norteadores da Estratégia Global Aprimorada.

Autocuidado em hanseníase: face, mãos e pés

Cartilha que orienta o autocuidado, em casa, no trabalho e em grupos de apoio de autocuidado, para prevenir incapacidades e deformidades geradas pela hanseníase.

Menu de Indicadores e Sistema de Monitoramento do Direito à Participação de Meninos, Meninas e Adolescentes

Sistema de indicadores que permita monitorar o direito de participação de meninos, meninas e adolescentes de acordo com os artigos da Convenção dos Direitos da Criança.

Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI)

A Rede Nacional Primeira Infância entrega ao Governo e à sociedade brasileira sugestão de Plano Nacional pela Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos

Como ajudar no controle da Hanseníase?

Manual para Agentes Comunitário de Saúde. Oferece conteúdo básico atualizado que ajuda na divulgação dos sinais e sintomas da hanseníase, no acolhimento aos doentes e na vigilância da doença.

Protocolo de Atenção a Hanseníase em Curitiba

Protocolo implantado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba que subsidia tecnicamente os profissionais no atendimento à hanseníase.

Cadernos de prevenção e reabilitação em hanseníase

Conjunto de Manuais que subsidiam estados e municípios no enfrentamento da hanseníase.