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Parceria facilita o acesso de estudantes às atividades do projeto “Nosso meio ambiente”

Por meio das atividades do projeto Nosso meio ambiente: conhecer para conservar, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) tem promovido conceitos voltados à educação ambiental, como ecologia e sustentabilidade. Tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental de escolas públicas e pacientes com transtorno ou deficiência intelectual, múltipla e autismo (saiba mais no box), são realizadas atividades como trilhas em áreas de preservação permanente (APPs), plantio de mudas na horta e visita à área de compostagem. Agora, a iniciativa conta com uma importante parceria, que vai facilitar o acesso dos estudantes às suas ações: o Programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

“Por algumas vezes, enfrentamos dificuldades para trazer os alunos até a sede da Associação, por causa da falta de transporte. As escolas esbarravam nessa dificuldade para chegar até nós. Mas com o Linhas do Conhecimento – por meio do qual são aproveitados os espaços da cidade para que os estudantes aprendam fora da escola os conteúdos vistos em sala de aula –, o transporte fica garantido e conseguiremos trazer ainda mais crianças e adolescentes para participarem do nosso projeto”, ressalta a bióloga e coordenadora do Nosso meio ambiente, Flavia Oliveira.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o objetivo do Programa Linhas do Conhecimento é “fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, o pertencimento dos sujeitos aos espaços da cidade e a identidade cidadã”. Isso por meio da participação dos estudantes e dos professores em práticas de exploração e conhecimento de Curitiba. Assim, a iniciativa facilita o acesso desse público aos diferentes espaços da capital paranaense. “Estamos muito animados com essa parceria, pois todos saem ganhando”, comemora Flavia. E mais uma boa notícia: para 2023, já estão agendadas 32 visitas em parceria com o Linhas do Conhecimento, com a participação prevista de cerca de 900 alunos nas oficinas que serão realizadas na AEW-PR de março a novembro.

A primeira turma de uma parceria promissora

A primeira turma a participar do Nosso meio ambiente: conhecer para conservar com o apoio do Linhas do Conhecimento foi um grupo de 40 estudantes da Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto, na metade de novembro. Desde então, mais quatro escolas levaram mais 97 alunos à sede da Associação Eunice Weaver do Paraná com esse apoio. “Durante a visita à AEW-PR, os adolescentes participaram de uma trilha para a identificação de espécies exóticas invasoras e o plantio de mudas de espécies nativas da floresta de araucária em uma das áreas de preservação permanente (APPs) da Associação. Também trabalhamos outros conceitos de ecologia, como o papel das matas ciliares para conservação da diversidade biológica, a contenção de erosão e a manutenção de corpos d’água. Ao final, servimos um lanche a todos”, conta Flavia.

A bióloga e professora de Ciências da Escola Erasmo Pilotto, Ana Paula Ravedutti Rigo, acompanhou essa primeira turma, formada por estudantes do 6.º ao 9.º ano, que estão matriculados em um projeto de contraturno da escola, batizado de Mãos na Massa. A iniciativa iniciou de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, e desde setembro de 2021 tem sido realizada presencialmente. Nela são trabalhados assuntos relacionados à gastronomia, como questões afetivas e históricas dos alimentos, as suas origens e de onde vêm os ingredientes para o preparo de receitas diversas. Também são abordadas questões ligadas ao Guia Alimentar para a População Brasileira e a importância de se consumir comida de verdade em vez de alimentos ultraprocessados.

Para Ana Paula, as atividades realizadas na AEW-PR foram muito importantes, pois foi possível fazer a ligação direta entre as ações ao ar livre e os conteúdos abordados em sala de aula. “No Mãos na Massa, nós trabalhamos a ocupação da cidade de Curitiba e a origem dos alimentos. Ao participarmos do ‘Nosso meio ambiente’, pudemos sentir a natureza, além de refletirmos sobre a compostagem e a forma de cultivar os alimentos”, observa. “É muito difícil os alunos saírem da escola, então foi um momento muito rico. Com certeza queremos fortalecer essa parceria e trazer mais alunos para participarem de outras atividades do ‘Nosso meio ambiente’ no ano que vem”, completa a professora.