Notícias >

Associação Eunice Weaver do Paraná fomenta debate sobre inovação e temas ambientais em evento

Em celebração ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) promoveu, em outubro, o evento “Integração de saúde, educação e natureza em ambientes urbanos”. A programação contou com palestras e demonstrações que buscaram contribuir para a discussão acerca de temas ambientais e das suas relações com o cenário urbano e de inovação.

Para a ocasião, a AEW-PR convidou diferentes atores da sociedade para participarem das atividades propostas. Entre eles, destaca-se a presença de professores e diretores de escolas públicas de Curitiba, de representantes das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente da capital, do Grupo Escoteiro Jorge Frassati, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e de colaboradores da Associação.

Compensação de emissões de carbono, educação ambiental e manejo de áreas de preservação em regiões urbanas foram alguns dos enunciados trabalhados com o público durante o dia. O diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, ressaltou a evolução com a preocupação ambiental ao longo dos anos.

“As relações com a natureza no Complexo Pequeno Príncipe começaram em 2010. Desde então, ficamos livres de mercúrio, por uma decisão tomada em 2011, e a partir disso, focados na Agenda Marrom, evoluímos muito na separação e redução de lixo e todo tipo de resíduo. Com a Associação Eunice Weaver do Paraná, aparece uma oportunidade fantástica de articularmos um nexo entre essas atividades e o mundo da Agenda Verde, por meio do cuidado e dos estudos com o bosque e a vegetação nativa que temos ali”, relatou.

O conteúdo apresentado ao longo do dia reforçou essas preocupações ambientais. Para Roni de Silva Lima Paz, que atua no Grupo Escoteiro Jorge Frassati, a programação é enriquecedora para todos os públicos. “O evento traz uma visão diferente do que já fazemos na nossa rotina do escoteiro, conhecendo de uma outra forma os nossos biomas e entendendo o porquê a gente pertence. Foi uma programação muito interessante que, inclusive, já nos dá ideias para aplicarmos nos nossos próprios contextos”, afirmou.

A convidada Ana Bonato de Castro, professora da rede pública estadual de ensino, compartilhou dessa visão, relatando a importância de repassar esses conhecimentos também às gerações mais novas. “Nesse evento, eu tive a oportunidade de perceber que a educação ambiental é só uma das esferas do trabalho realizado na Associação, que envolve muitos profissionais, convênios e atuações diversas. Isso me incentivou ainda mais a mostrar para os estudantes que não é apenas o que eles fazem, mas que há todo um trabalho feito para chegar até elas com a horta, por exemplo”, concluiu.