Notícias >

Retrospectiva 2022: conheça alguns dos destaques da AEW-PR nos meses de maio a agosto

A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) dá continuidade à retrospectiva de 2022. Aqui, a Associação apresenta as realizações e os apoios oferecidos nos meses de maio, junho, julho e agosto do último ano. Entre os momentos especiais desses quatro meses esteve o apoio à Campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças, promovida pela instituição parceira Hospital Pequeno Príncipe. Também se destacam as ações ambientais realizadas pela AEW-PR, como o projeto Nosso ambiente: conhecer para conservar. Confira.

Maio

Violência contra crianças e adolescentes 2

Em mais um ano, a AEW-PR apoiou as ações da sua instituição parceira, o Hospital Pequeno Príncipe, no combate à violência praticada contra crianças e adolescentes. Realizada desde 2006, a Campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças é promovida pela instituição parceira da Associação. A iniciativa busca dar visibilidade às ações de combate à violência promovidas pelo Hospital. Somente em 2021, foram registrados 618 atendimentos no Pequeno Príncipe a casos de violência – um crescimento de 11% em relação aos dados de 2020.

A Associação Eunice Weaver do Paraná também divulgou os principais sinais que podem indicar se uma criança sofre violência sexual, física, psicológica ou negligência. Entre eles estão mudança brusca de comportamento; alterações no apetite; choro incessante durante diversos momentos do dia e da noite; desinteresse por atividades das quais antes gostava; e automutilação.

Para finalizar o mês, a AEW-PR reforçou em 26 de maio – data no qual é lembrado o Dia Estadual para Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníasea importância do diagnóstico precoce da doença. A Associação também lembrou que a disseminação de informações à sociedade é importante para combater o estigma e o preconceito relacionados à enfermidade.

Junho

O mês de junho é o período em que se lembra, no dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente, tema do qual a Associação Eunice Weaver tem muito para orgulhar-se. Em 2022, o destaque ficou para o projeto Nosso meio ambiente: conhecer para conservar, que oferece atividades de educação ambiental a alunos de escolas públicas, e para as ações ligadas à conservação ambiental promovidas em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe. Além disso, a instituição divulgou dicas de atitudes que podem ser incluídas na rotina para uma vida mais saudável em harmonia com a natureza.

Julho

A AEW-PR apoiou um evento promovido pelo Hospital Pequeno Príncipe sobre doenças genéticas raras. A oficina Persiga os Sinais foi realizada em 2 de julho em alusão às datas de conscientização das doenças raras Batten, mucopolissacaridose e Pompe. Outro apoiador do evento foi o Instituto Atlas Biosocial. A oficina gratuita buscou ensinar a identificar os sinais das enfermidades. A programação foi dividida em um período com palestras conduzidas por renomados especialistas que atuam no maior hospital exclusivamente pediátrico do país, e em outro período, com bate-papo entre as famílias de pacientes com doenças raras e os profissionais de saúde, além de atividades lúdicas, por exemplo.

Também em julho foi realizada a festa julina do Projeto Integra. Pacientes e familiares participaram da programação com muitas atividades lúdicas, comidas típicas e apresentação de dança na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná. É na AEW-PR que parte dos atendimentos do Integra, iniciativa da instituição parceira Hospital Pequeno Príncipe, é desenvolvida com crianças e adolescentes com transtorno mental e deficiência intelectual, múltipla e autismo. O evento marcou a retomada dos eventos com esse público, com toda a segurança e o cuidado que o momento exigia, por causa da pandemia da COVID-19.

Agosto

A Associação Eunice Weaver do Paraná divulgou em agosto que novos convidados passaram a participar das atividades do projeto Nosso meio ambiente: conhecer para conservar: os pacientes do Projeto Integra, do Pequeno Príncipe. As crianças e os adolescentes foram convidados a explorar, de forma criativa e prática, o vasto universo do ecossistema presente na sede da Associação. “A oficina sobre meio ambiente é uma atividade conduzida por alguém de outra área, então possibilita observar a adaptação do paciente e a sua interação com outros pacientes e profissionais com os quais ele não está habituado. Para a criança isso também é muito rico, pois traz a ela uma atividade lúdica e terapêutica”, afirmou a médica psiquiatra Jaqueline Cenci, coordenadora do Integra.