Notícias >

Festa julina na Associação Eunice Weaver do Paraná alegra pacientes do Projeto Integra

Alegria, diversão e muita brincadeira definem a festa julina do Projeto Integra, do Hospital Pequeno Príncipe, que atende 105 crianças de Curitiba e região metropolitana. Na tarde ensolarada de quarta-feira, dia 20, pacientes e familiares participaram da programação com muitas atividades lúdicas, comidas típicas e apresentação de dança na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). É na AEW-PR que parte dos atendimentos do Integra, iniciativa da instituição parceira Pequeno Príncipe, é realizada.

“Estamos muito contentes de retomar os eventos com toda a segurança e cuidado que o momento ainda exige. É muito bacana podermos acolher mais crianças, com novas possibilidades de terapias e parcerias, como o projeto do ‘Nosso meio ambiente’ e da Odontologia. É maravilhoso reacender a esperança com tantos pacientes unidos”, explica a psiquiatra Jaqueline Cenci, do Hospital Pequeno Príncipe, coordenadora do Projeto Integra.

O sentimento que a música proporcionou também foi compartilhado por pais, irmãos e avós, que aproveitaram para conhecer familiares de outros pacientes e partilhar experiências. “A festa estava linda, e nota-se que foi feita com muito carinho. É maravilhoso ter um lugar de acolhimento no qual as crianças podem ser apenas elas mesmas e sentirem-se parte da sociedade. Esse acompanhamento feito pelo projeto foi um divisor de águas na vida da minha filha, a evolução dela é visível”, agradece Ildelândia França Silva, mãe da Isadora França.

Integração entre AEW-PR E Pequeno Príncipe

Um dos mimos entregues para os meninos e meninas após participarem das brincadeiras foram mudas de plantas – como hortelã, cebolinha e erva-cidreira – que são mantidas pelo projeto Nosso meio ambiente: conhecer para conservar, da AEW-PR. A cooperação entre as iniciativas possibilitam que os pacientes complementem os processos terapêuticos com atividades lúdicas focadas em temas ambientais, como o cultivo de hortaliças, compostagem e caminhada em trilha.

“Além de promover uma integração das crianças e adolescentes com a natureza, a parceria também estimula o convívio social entre pacientes, pais e terapeutas, além dos profissionais do setor de Meio Ambiente que conduzem as atividades. É gratificante ver como ações tão simples, como mexer na terra ou respirar em um bosque, podem causar transformações tão profundas”, conta Flavia Camargo de Oliveira, coordenadora do projeto Nosso meio ambiente.

Outra atividade da qual os pacientes atendidos pelos projetos podem participar são aulas sobre saúde e higiene bucal, oferecidas no consultório de odontologia que funciona na Associação. Além das brincadeiras, na festa julina foi realizada uma ação coletiva para reforçar a importância dos cuidados diários com os dentes. “Conseguimos construir vínculos que são muito importantes para termos sucesso em meio às palestras e trabalhos de prevenção que fazemos todos os dias com essas crianças”, detalha a auxiliar de odontologia Joselaine Lemes da Silva.

Para Danielle Guerra, fonoaudióloga dos projetos, esse tipo de confraternização marca a inserção dos pacientes e familiares em um ambiente comunitário e é uma oportunidade de ver como as crianças reagem em um ambiente fora da rotina individual dos atendimentos terapêuticos. “Todos os elementos foram pensados com o intuito de que as crianças mostrem novas possibilidades e entendam o contexto coletivo”, finaliza.