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Projeto da AEW-PR oferece atividades de educação ambiental a alunos de escolas públicas

Imagine a oportunidade de reforçar, em campo, os conceitos voltados à educação ambiental, como ecologia e sustentabilidade, por meio de atividades como trilha em áreas de preservação permanente (APP), plantio de mudas na horta e visita à área de compostagem. Pois isso é possível por intermédio do projeto Nosso meio ambiente: conhecer para conservar, uma iniciativa da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) voltada a turmas do ensino fundamental de escolas públicas convidadas a participar das ações dentro das dependências da instituição.

Realizado com recursos captados via renúncia fiscal (ver mais informações no box), Nosso meio ambiente estava em fase de testes antes de a pandemia do coronavírus atingir o cenário brasileiro. Após passar por reestruturações e com a melhora do momento epidemiológico da pandemia, o projeto foi retomado em 2022 e agora conta com uma estrutura mais elaborada e profissionais com maior foco direcionado a ele. Somente em março e abril, recebeu 93 alunos de escolas públicas.

A bióloga e coordenadora da iniciativa, Flávia Oliveira, destaca a integração com a comunidade externa como um dos pontos-chave do Nosso meio ambiente. “É uma ação que busca prestar apoio às escolas públicas, principalmente as próximas à Associação, para suprir uma necessidade de um espaço externo onde se possa trabalhar, na prática, os conceitos de ecologia e sustentabilidade que são discutidos em sala de aula. Esse retorno para a comunidade, com esse trabalho de educação ambiental, é um dos objetivos da atuação da Associação Eunice Weaver do Paraná”, ressalta.

Recentemente, foi realizada uma das visitas desta nova fase, que contou com a presença de 23 estudantes de uma das turmas do 7º ano da Escola Estadual Nossa Senhora da Salete. Com o projeto Nosso meio ambiente, a ideia é atender turmas do 5º ao 9º ano, desenvolvendo atividades de acordo com os objetivos de aprendizagem traçados para cada grupo, a fim de colaborar com o trabalho feito pelos professores em sala de aula.

Ações do projeto

Após a recepção na Associação, os alunos são direcionados à sala da maquete do Pequeno Príncipe Norte, um momento em que profissionais da AEW-PR apresentam curiosidades sobre a área ambiental na qual irão realizar a visita e os planos para a ampliação do Hospital Pequeno Príncipe, que ocorrerá no mesmo terreno. Em seguida, partem em direção a uma trilha ecológica, nas áreas de proteção permanente da Associação Eunice Weaver do Paraná. Ao longo da caminhada, biólogos apresentam espécies exóticas e nativas presentes no trajeto e orientam sobre temas ambientais de grande importância, como manejo de espécies exóticas e invasoras, unidades de conservação, mata ciliar, perda de biodiversidade e erosão.

Com a conclusão da trilha, os estudantes são encaminhados para a horta, na qual a atenção é voltada para as ações de sustentabilidade. Além de participar do plantio de mudas, eles observam outros projetos que ocorrem na Associação, como a compostagem de resíduos alimentares oriundos do Pequeno Príncipe, que são enviados à AEW-PR semanalmente. O material produzido por meio desse processo, o chorume, é usado como adubo nos canteiros da horta, como o de plantas medicinais, no qual são produzidos 9,5kg de ervas frescas por mês para o preparo de chás que são servidos aos pacientes do Pequeno Príncipe, e fechando, assim, o ciclo.

“É muito interessante poder visitar a Associação e realizar esse circuito ambiental, porque é um bom jeito de aprender na prática aquilo que ouvimos dos professores na escola. Algumas atividades eu também tento fazer em casa, como a horta, mas o passeio trouxe experiências completamente novas, como a trilha e a identificação de árvores e plantas”, relata o aluno José Abdias Gomes Barbosa, da Escola Estadual Nossa Senhora da Salete.

Para a professora de ciências da turma, Soleane W. Francisco, essa parte prática contribui positivamente para o aprendizado dos estudantes. “Principalmente quando falamos de ciência, a gente precisa desse lado prático, da vivência do aluno, para que ele possa efetivamente assimilar tudo aquilo que os professores muitas vezes não conseguem mostrar na sala de aula. Visualizando e manipulando os objetos de estudo, o projeto vem facilitar esse desenvolvimento e enriquecer o nosso trabalho enquanto professor”, observa.

O projeto Nosso meio ambiente também já recebeu em 2022 alunos do Colégio Estadual Professor Elias Abrahão. Segundo a professora de ciências da instituição, Ana Bonatto de Castro, a atividade contribuiu positivamente para a assimilação dos conteúdos já vistos em sala de aula. “É um trabalho fantástico. Em um período de três horas, os alunos podem colocar em prática e reforçar conceitos que, até então, eram vistos apenas no ambiente da sala de aula. A equipe envolvida no projeto contribuiu muito para esse resultado, pois possuem uma excelente didática e um cuidado fundamental com as crianças, que ficaram muito animadas em poder participar dessa experiência”, conclui.

O transporte dos alunos do colégio estadual até a sede da AEW-PR foi possibilitado por meio de uma ação da escola particular Pedro Apóstolo, que fretou o ônibus para os estudantes.