Notícias >

Retrospectiva 2022: confira as realizações da Associação no primeiro quadrimestre do último ano

O ano de 2022 foi um período de desafios, mas também de muitas realizações na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). A instituição deu continuidade a seu trabalho em favor da proteção, da formação e da assistência oferecidas às populações mais desprotegidas. Ainda foram sentidos os impactos da pandemia da COVID-19, porém em momentos de melhora epidemiológica foram retomados – e até mesmo ampliados – projetos e ações da Associação. Além disso, a AEW-PR promoveu e/ou apoiou iniciativas com o objetivo de disseminar informações à população.

Confira aqui as principais atividades, conquistas e resultados da Associação Eunice Weaver do Paraná no primeiro quadrimestre de 2022.

Janeiro

Dermatologista Nádia Almeida, que atua no Hospital Pequeno Príncipe

No mês em que é lembrado o Janeiro Roxo – período de conscientização mais intensiva sobre a hanseníase –, a AEW-PR ressaltou que o número de casos de hanseníase caiu durante a pandemia da COVID-19, constatação que acendeu um alerta entre especialistas. “Por conta da pandemia, as pessoas, que antes já tinham dificuldade de procurar o serviço médico por causa de uma mancha, não fizeram uma procura direta ao serviço de saúde”, afirmou a dermatologista Nadia Almeida, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe, instituição parceira da Associação.

Além disso, no Dia Mundial de Combate à Hanseníase – em 2022 foi lembrado em 30 de janeiro –, a Associação reforçou que a educação em saúde é o caminho ideal para o enfrentamento da hanseníase e do preconceito e estigma que rondam a doença. “É o caminho da educação em saúde desde quem faz Medicina – o médico, que é o topo da cadeia de tratamento – até do atendente de saúde que vai na casa das pessoas. E também a educação da população em geral. É preciso fazer campanhas maciças”, frisou a médica Nadia.

Fevereiro

Em 28 de fevereiro, no qual é lembrado o Dia Mundial das Doenças Raras, a Associação Eunice Weaver do Paraná apoiou, em mais um ano, o Hospital Pequeno Príncipe em suas ações de conscientização sobre essas enfermidades. Em 2022, o foco foi a importância do diagnóstico precoce para a realização de um tratamento assertivo e que pode transformar a vida dos pacientes. Também foram divulgadas importantes informações sobre as doenças raras.

Março

Dia Internacional da MulherNo mês em que é lembrado o Dia Internacional da Mulher – em 8 de março –, a AEW-PR destacou a importância da trajetória das suas pioneiras, que são precursoras de uma causa nobre e que tem influenciado gerações de curitibanos, paranaenses e brasileiros na busca por mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. “Juril Carnasciali, Eunice Weaver, Ety da Conceição Gonçalves Forte e Ety Cristina Forte Carneiro, bem como nossas voluntárias e colaboradoras, são inspiração para continuarmos fazendo mais e melhor a quem precisa, no que se refere à proteção, à formação e à assistência oferecidas às populações mais desprotegidas”, salientou a presidente da Associação, Carolina Pires Fossati Balaroti.

Abril

Em abri, a Ave Lola ao Ar Livre – Teatro na Tenda, montada na sede da Associação, encerrou as suas apresentações. E foi em grande estilo: com a 6.ª Mostra Ave Lola – Celebrando a Resistência, realizada de 1.º a 10 de abril e que fez parte do 30.º Festival de Curitiba. As apresentações de teatro, que se estenderam por meses, reforçam a importância que a AEW-PR dá à disseminação da cultura.

No mesmo mês, a Associação Eunice Weaver do Paraná apoiou as ações de conscientização promovidas pelo Hospital Pequeno Príncipe em alusão à Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, celebrada de 22 a 29 de abril. A Associação também abraçou a realização de um evento on-line sobre o acolhimento do paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação desenvolvida pelo Pequeno Príncipe propiciou um ambiente de trocas de ideias e apresentações de trabalhos referentes ao tema e que já são aplicados na instituição.