Notícias >

Dia Internacional da Mulher: história das pioneiras da AEW-PR inspira os trabalhos da instituição

Dia Internacional da Mulher

Os 80 anos de história da AEW-PR têm sido marcados pela atuação de mulheres inspiradoras, que transformam a vida de milhares de crianças, jovens e adultos.

A história da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), iniciada na década de 1940 e marcada por batalhas pelas conquistas sociais, tem como destaque a atuação de mulheres inspiradoras, que, à frente de seu tempo, são pioneiras de uma causa nobre e têm influenciado gerações de curitibanos, paranaenses e brasileiros em busca de mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a instituição relembra a trajetória delas, que tanto orgulham a Associação e a sociedade como um todo.

“Desde o início da história de 80 anos da AEW-PR, incríveis mulheres têm atuado na instituição e transformado a vida de milhares de crianças, jovens e adultos. Juril Carnasciali, Eunice Weaver, Ety Gonçalves Forte e Ety Cristina Forte Carneiro, bem como nossas voluntárias e colaboradoras, são inspiração para continuarmos fazendo mais e melhor a quem precisa, no que se refere à proteção, à formação e à assistência oferecidas às populações mais desprotegidas”, ressalta a presidente da Associação, Carolina Pires Fossati Balaroti.

A seguir, conheça um pouco mais sobre as pioneiras da Associação Eunice Weaver do Paraná.

Eunice WeaverEunice Weaver
A pioneira Eunice de Souza Gabbi Weaver nasceu em 1902 no interior de São Paulo. Escritora, educadora e sanitarista, ela estudou jornalismo, sociologia, serviço social e filosofias orientais. Dedicou-se nacional e internacionalmente ao apoio e à assistência a pessoas com hanseníase, doença que também acometeu a sua mãe.

Em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido em seus 67 anos de vida, instituições de diversos estados brasileiros, que têm como foco a causa da luta pelos direitos das pessoas com hanseníase, levam o nome de Sociedade Eunice Weaver. Em 1970, por exemplo, a hoje AEW-PR recebeu essa denominação. Em 2003, para se adequar ao novo Código Civil de 2002, o nome da instituição passou a ser Associação Eunice Weaver do Paraná.

Juril Carnasciali
Juril de Plácido e Silva Carnasciali era formada em Ciências Econômicas, mas em sua trajetória passou a se dedicar ao jornalismo. Ela foi colaboradora da Gazeta do Povo – jornal fundado por seu pai, Oscar Joseph de Plácido e Silva – por mais de 50 anos. Em 91 anos de vida, teve forte atuação social, com a participação em mais de 40 projetos e grupos de atuação na comunidade. Presidiu a Associação Eunice Weaver do Paraná por décadas e liderou a mobilização de instituições para a prestação de serviços nas áreas educacional e social.

Em 2012, como presidente da AEW-PR, firmou uma parceria com a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe. Por meio dessa parceria, um empreendimento será instalado no terreno que compreende uma área de 166 mil metros quadrados localizada no bairro Bacacheri, em Curitiba. O Pequeno Príncipe Norte será um novo complexo hospitalar que integrará, em um mesmo local, assistência em saúde, pesquisa, educação, cultura, mobilização social e conservação da natureza em favor da vida.

Dia Internacional da MulherEty Gonçalves Forte
Ety da Conceição Gonçalves Forte é um exemplo de luta apaixonada e concretização. Voluntária de coração, artista plástica por paixão e executiva competente, ela preside há mais de 55 anos a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. Em sua atuação no então Hospital de Crianças César Pernetta e hoje no Hospital Pequeno Príncipe – inaugurado sob sua liderança –, tem deixado a marca do atendimento em saúde humanizado e com excelência técnico-científica prestado a milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Ety é uma verdadeira guerreira que envolve cidadãos, empresários e políticos na causa da saúde infantojuvenil. O novo passo em sua história é a concretização do campus integrado em saúde Pequeno Príncipe Norte. “Ety Gonçalves Forte, a quem tenho o privilégio de chamar de mãe, é o melhor exemplo de uma frase que diz que você é a mudança que quer no mundo. Dona Ety é uma realizadora, que deseja para as crianças do Brasil o que quer para os seus filhos e netos”, afirmou a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe e diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, durante o evento que celebrou, em 2021, os 80 anos da AEW-PR.

Dia Internacional da MulherEty Cristina Forte Carneiro
Arquiteta, gestora, mãe e avó, Ety Cristina Forte Carneiro dedica-se a transformar a vida de crianças e adolescentes por meio da sua atuação no Complexo Pequeno Príncipe. Atuou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) e presidiu o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR). Em 2012, Ety Cristina recebeu das mãos de Juril Carnasciali a importante missão de presidir a Associação Eunice Weaver do Paraná.

Sua formação profissional – ela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Professional Fundraising pela Boston University, além de ter participado do Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, pelo Núcleo Ciência pela Infância da Universidade de Harvard –, aliada à sensibilidade em sua atuação nas causas da saúde infantojuvenil e das pessoas em situação de vulnerabilidade, foi fundamental no período em que Ety Cristina foi presidente voluntária da AEW-PR. Ela permaneceu à frente da instituição até abril de 2016, tendo alcançado importantes resultados a partir do desenvolvimento de diversos projetos e ações em prol do público-alvo da instituição.