Notícias >

Retrospectiva 2023: na terceira parte da série, os destaques dos últimos meses do ano

Dando continuidade à retrospectiva de 2023, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) apresenta a última parte dessa série, ao mostrar as realizações do terceiro quadrimestre do último ano. Atividades culturais, aniversário da instituição, publicação do relatório de atividades da Associação, repasse de recursos para o início das obras do Pequeno Príncipe Norte e entrega de presentes de Natal para os ex-moradores do extinto Educandário Curitiba estão entre os destaques do período que vai de setembro a dezembro. Confira!

Setembro

Em 27 de setembro, foi lembrado o Dia do Voluntário Paranaense, e a AEW-PR parabenizou os voluntários da instituição por sua valorosa contribuição. Por meio do seu importante trabalho, essas pessoas – que doam seu tempo e talento – fazem o bem a quem mais precisa. A Associação apoia e incentiva ações de voluntariado por acreditar que a sua atuação potencializa os resultados do trabalho da instituição, bem como contribui para tornar o mundo um lugar melhor.

Outubro

Um projeto cultural levou cor e arte para a sede da Associação Eunice Weaver do Paraná. O Mural com Cor conta com murais de grandes proporções pintados pelas artistas Caroline Lemes, Erika Lourenço e Marcella Calado. As intervenções artísticas foram feitas em cinco espaços, contemplando muros internos e externos da AEW-PR. A iniciativa – viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – realizou, ainda, seis vídeo-oficinas de artes visuais e uma ação de sensibilização artística oferecida a estudantes e professores da rede pública de ensino de Curitiba.

No mesmo mês, a Associação completou 82 anos de uma história marcada por realizações. Na data, foi destacado que as conquistas alcançadas até aqui foram possíveis somente com a dedicação diária dos colaboradores da instituição, a contribuição dos seus voluntários e o suporte recebido de diversos parceiros e apoiadores. “Juntos somos mais fortes, e a soma dos nossos esforços tem o poder de transformar vidas”, ressaltou na ocasião a presidente da AEW-PR, Carolina Pires Fossati Balaroti.

Ainda em outubro, a Associação Eunice Weaver do Paraná abriu as suas portas para receber a terceira edição do Jardim Literário. O evento – de iniciativa da instituição parceira Hospital Pequeno Príncipe – teve uma programação cultural gratuita aberta ao público, na qual as palavras ganharam vida, a arte iluminou a comunidade e o espírito de solidariedade floresceu. Entre as atividades realizadas estavam a inauguração de uma biblioteca e dos murais artísticos do projeto Mural com Cor, além do lançamento e da distribuição de livros.

Novembro

Esse foi o mês em que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram a pensão vitalícia a ser paga aos filhos de pessoas com hanseníase internadas compulsoriamente. A reparação histórica a esses cidadãos, que foram separados de seus pais, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a notícia ganhou repercussão nacional, sendo destacada também no site da AEW-PR.

Além disso, ainda em novembro, a Associação publicou neste site o seu relatório de atividades relativo a 2021 e 2022, que está disponível na aba “Transparência”, na seção “Institucional”. O material ressalta as diversas realizações e conquistas da instituição nesses dois anos, bem como os desafios do período, que foram enfrentados com força, união e determinação. Você pode conferir o material na íntegra ao clicar aqui.

Dezembro

O mês foi marcado por uma grande conquista para a concretização do Pequeno Príncipe Norte, empreendimento do qual a AEW-PR é parceira: o repasse de recursos para o início das obras desse importante projeto de expansão do Pequeno Príncipe. Em dezembro, foi anunciado um repasse de R$ 70 milhões, que garantirá a execução da edificação do hospital-dia. Essa notícia se soma à assinatura do contrato para execução da infraestrutura inicial – nivelamento de terra, macrodrenagem e pavimentação –, que será realizada por um consórcio liderado pela empresa RAC Engenharia e custeado com recursos próprios do Hospital. O início das obras está previsto para janeiro de 2024.

E para finalizar o ano, a Associação Eunice Weaver do Paraná promoveu a entrega de presentes de Natal para os ex-moradores do Educandário Curitiba. As aves natalinas, os panetones e os brinquedos foram distribuídos pela instituição durante dois dias, em momentos que também foram de reencontro entre amigos, marcados por sorrisos e brilho nos olhos. Essa é uma das atividades realizadas pela AEW-PR com o objetivo de fortalecer os laços e promover a união. Além disso, a instituição busca desenvolver ações que contribuam para a garantia dos direitos desses cidadãos.