O ano de 2023 foi um período de desafios, mas também de muitas conquistas e realizações. Por isso, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) preparou uma retrospectiva a respeito do último ano, que será dividida em três partes publicadas semanalmente nas três primeiras sextas-feiras de janeiro. Nesta semana, você vai ler o retrospecto do primeiro quadrimestre de 2023.
Janeiro
O primeiro mês do ano foi marcado pelo Janeiro Roxo e pelo Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, lembrado no último domingo de janeiro. E para marcar a data, a AEW-PR reforçou que estar atento aos sinais e sintomas da hanseníase auxilia no diagnóstico da doença em seu estágio inicial, o que é importante para evitar sequelas e incapacidades físicas. E mais um relevante lembrete: a enfermidade tem cura.
Fevereiro
A Associação Eunice Weaver do Paraná, em mais um ano, apoiou as atividades promovidas pelo Hospital Pequeno Príncipe – uma de suas instituições parceiras – alusivas ao Dia Mundial das Doenças Raras, em 28 de fevereiro. Em 2023, foi lembrado que cerca de 75% dos casos de doenças raras se manifestam na infância e que 80% têm origem genética. Por isso, é importante diagnosticar precocemente essas enfermidades e oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes.
Março
Em março, um evento realizado pelo Pequeno Príncipe foi apoiado pela AEW-PR: a I Jornada Projeto Integra, voltada para profissionais da área da saúde mental na infância, como médicos, psicólogos, psicanalistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, musicoterapeutas e estudantes de psicologia. O evento gratuito teve como objetivo discutir e propor novas parcerias e modelos de atendimento em saúde mental infantojuvenil.
No mesmo mês, no Dia Internacional da Mulher, a Associação lembrou a história das pioneiras da instituição, que influenciam gerações de curitibanos, paranaenses e brasileiros, para além dos muros da AEW-PR. Também parabenizou por essa data todas as suas colaboradoras, voluntárias e apoiadoras. Há mais de 80 anos, o trabalho valoroso de mulheres que se dedicam ou apoiam as atividades da instituição tem ajudado a transformar a vida de milhares de crianças, jovens e adultos.
Abril
No mês seguinte, do dia 22 a 29, foi lembrada a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, cujas ações realizadas pelo Pequeno Príncipe também foram apoiadas pela Associação Eunice Weaver do Paraná. Em 2023, o destaque foi uma pesquisa coordenada pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, em colaboração com o Hospital, cujo foco é o diagnóstico dos erros inatos da imunidade na Primeiríssima Infância. O estudo busca contribuir para um refinamento e maior especificidade de sinais de alerta dessas doenças já nos primeiros três anos de vida da criança.
Além disso, foram divulgados neste site pela AEW-PR os sinais de alerta para os erros inatos da imunidade, como infecções de repetição – otites e sinusites, por exemplo –; atraso no crescimento ou ganho de peso; dois ou mais meses com uso de antibiótico com pouco efeito; e histórico de infecções de repetição ou diagnóstico de erros inatos da imunidade na família. A ideia é levar mais informações à população que possam contribuir para o diagnóstico precoce das doenças.