Notícias >

Projeto do Pequeno Príncipe Norte é mostrado a moradores do seu entorno, no Bacacheri

Crédito das fotos: Patrícia Pinheiro/Hospital Pequeno Príncipe

Sábado ensolarado no outono curitibano e um encontro entre o passado e o futuro marcaram o dia 3 de junho de 2023. O relógio mostrava 9h45 quando os primeiros vizinhos da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) chegaram à sede da organização, que há mais de 80 anos está no bairro Bacacheri e abrigará o Pequeno Príncipe Norte.

Desde 2012, o terreno que abriga a sede da AEW-PR foi cedido à Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe, com o compromisso de utilizar o local em prol da saúde da população. Onze anos depois, os vizinhos foram convidados, pela segunda vez – a primeira foi em 2018 –, para inteirar-se das novidades previstas para o segundo semestre de 2023.

O “Encontro com os Vizinhos” contou com 129 participantes, sendo pelo menos 55 moradores dos arredores, além de três vereadores, representantes das entidades parceiras, colaboradores da AEW-PR e do Pequeno Príncipe. Os participantes foram recebidos pelo diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, e pela diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

Investimento no Pequeno Príncipe Norte

A maquete do projeto do Pequeno Príncipe Norte – Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali chamou atenção dos convidados. O empreendimento prevê dois novos hospitais, sendo um hospital-dia e um de alta complexidade, as sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, e um centro cultural, além de um jardim botânico e bosque nativo.

“Em dez anos, o Pequeno Príncipe já investiu em projetos, documentações e questões básicas para a implantação deste grande projeto, porque fazemos questão de fazer tudo certinho, dentro da lei. Agora, aguardamos o alvará de implantação para iniciar as obras”, destacou o diretor-corporativo.

Enquanto espera o alvará para poder iniciar as obras, a instituição não ficou parada e trabalhou na legalização do empreendimento. “Tudo que foi realizado desde 2012 foi em consonância com a regulamentação ambiental, com um planejamento detalhado da ocupação do terreno priorizando as áreas que já apresentam intervenção e preservando a área verde. O projeto prevê a integração da biodiversidade no terreno”, explicou a coordenadora-técnica de projetos ambientais da AAT Consultoria Ambiental, Annelissa Gobel Donha.

Premissas da obra

– Contemporaneidade: posicionamento das edificações para melhor aproveitar luz e vento.
– Movimento de terra: terra retirada será realocada internamente no terreno.
– Efluente e resíduos: projeto especial.
– Energia: painéis solares.
– Jardim botânico integrado ao bosque: acesso preferencial para vizinhos; retirada das árvores exóticas e enriquecimento biológico com plantas nativas.

Mais saúde

Tirar o sonho do papel será um desafio. O Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica que capta recursos para o desenvolvimento das atividades. “Nós temos dinheiro para o Pequeno Príncipe Norte? Só um pouquinho para começar, mas temos certeza que com o apoio da comunidade conseguiremos, porque a nossa história começa com nãos. E nossas equipes têm a capacidade de transformar nãos em sins”, apontou a diretora-executiva.

Ety ainda apresentou dados impactantes: de cada três bebês que morrem de 0 a 1 ano de idade, dois poderiam ser salvos se tivessem acesso a um serviço de saúde de qualidade. Quando se observa a faixa de 0 a 6 anos, 44% poderiam ser salvos.

“Por mais que o SUS seja um sistema democratizador de saúde, nós temos no Brasil enormes lacunas, necessidades e vazios assistenciais em pediatria. Nós somos um hospital de Curitiba que atende crianças de todo o Brasil. Precisamos muito da ajuda de vocês. Ajudem compartilhar que algo tão extraordinário acontecerá aqui. Esse é um projeto de comunidade que é um legado que vamos construir juntos para o Brasil”, convocou a diretora-executiva.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe

  • Crédito das fotos: Patrícia Pinheiro/Hospital Pequeno Príncipe