Notícias >

Projeto do Pequeno Príncipe Norte é apresentado a moradores


O Complexo Pequeno Príncipe promoveu neste mês, na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), um encontro com moradores do bairro Bacacheri, em Curitiba, para apresentar o projeto do Pequeno Príncipe Norte (Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali Pequeno Príncipe). Na reunião – que contou com a presença de mais de 80 pessoas –, foi detalhado o cronograma de implantação da iniciativa, que irá reunir em um só local assistência, pesquisa, educação, cultura, mobilização social e conservação da natureza em favor da vida.

O Pequeno Príncipe Norte é uma realização da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo, em parceria com a AEW-PR. O projeto prevê a construção de, por exemplo, dois hospitais, sendo um hospital-dia e um de alta complexidade; das sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que atualmente funcionam em instalações alugadas; e de um Centro Cultural.

Segundo o diretor corporativo do Complexo e representante da parceria entre o Pequeno Príncipe e a Associação Eunice Weaver do Paraná, José Álvaro da Silva Carneiro, o Pequeno Príncipe Norte tem relevância social significativa. “Nossa instituição proporciona atendimento a crianças há quase 100 anos e mudou o olhar que se tem para a saúde. Ampliamos o escopo de atuação, mas sem perder o nosso DNA. O Pequeno Príncipe Norte chega para reforçar, por exemplo, a capacidade de realização de cirurgias de alta complexidade”, ressaltou.

Para a assessora da diretoria do Pequeno Príncipe, Thelma Alves de Oliveira, a construção do complexo hospitalar é uma conquista de toda a comunidade. “Este é um presente para a população. Ao mesmo tempo, precisaremos do apoio de todos vocês para a implantação deste projeto. Temos um tesouro nas mãos e precisamos cuidar muito bem dele”, afirmou.

Primeira fase
Durante a reunião, foi destacado que o Pequeno Príncipe Norte será implantado de forma gradativa, em diferentes fases. Em 5 de junho de 2018, foi assinada a licença prévia do projeto, em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca. O próximo passo será a obtenção da licença de implantação (LI), também junto à prefeitura, o que deve ocorrer até o fim do primeiro semestre de 2019. “Assim que recebermos essa licença, iniciaremos as obras da primeira fase”, adiantou Carneiro.

A primeira fase do projeto inclui ações relacionadas à infraestrutura inicial – como o nivelamento de terra, a macrodrenagem e a pavimentação –; a construção do hospital-dia e da sede dos escoteiros, bem como obras na sede administrativa; a estruturação do Jardim Botânico; e as atividades de enriquecimento biológico, com atividades de educação ambiental e foco na expansão sustentável em um terreno de 199 mil m², dos quais 104 mil m² serão conservados. “Temos um compromisso moral com a questão ambiental”, acrescentou o diretor do Complexo.

Questões sobre as plantas do projeto, os acessos ao complexo hospitalar, as mudanças no tráfego de veículos nas ruas do entorno, o fluxo de pessoas que circularão no Pequeno Príncipe Norte e o impacto ambiental das obras, entre outros assuntos, também foram esclarecidas para o grupo de moradores. “Conforme formos avançando nas etapas de implantação do projeto, deveremos ter novos encontros como esse, que foi muito produtivo. A troca de ideias com os moradores da região é fundamental”, concluiu Carneiro.