Notícias >

Voluntárias da AEW-PR doam seu tempo e talento para fazer o bem a quem mais precisa


Nesta quinta-feira, 27 de setembro, é lembrado o Dia do Voluntário Paranaense. E a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) celebra o comprometimento de um grupo de mulheres que se reúne semanalmente e se dedica a atividades de assistência social, visando à proteção de crianças, jovens e adultos, bem como à promoção de ações beneficentes para o aperfeiçoamento, a manutenção e a conservação da instituição. Assim, por meio do voluntariado, essas mulheres fazem a diferença na vida de quem mais precisa.

A história do grupo iniciou há 17 anos na Associação, à época presidida pela saudosa Juril de Plácido e Silva Carnasciali. “Dona Juril era jornalista e colocou um anúncio no jornal Gazeta do Povo pedindo voluntárias para atuarem na instituição. Então, foi feita uma reunião na casa dela, ocasião em que tudo começou”, conta Maria Lúcia Bartolini Baggio, que é voluntária desde a criação do grupo.

“Quando começamos a nos reunir, o intuito foi de ajudar principalmente o hospital hanseniano de Piraquara e Dona Juril conseguiu unir muitas voluntárias para fazer trabalhos manuais. Algumas mulheres faziam tricô, outras bordavam, costuravam e faziam crochê. Além disso, Juril conseguia fundos para montar cestas básicas, que eram distribuídas para a população mais carente de Piraquara. E assim continuamos por muitos anos com ela”, relata Maria Lúcia.

Segundo a voluntária, o grupo deu continuidade às atividades sempre com muita dedicação e carinho. “Nos reunimos semanalmente e persistimos em dar prosseguimento a esse trabalho voluntário. É algo muito gostoso e gratificante”, conclui.

Encontros semanais
Os encontros das voluntárias da Associação Eunice Weaver do Paraná ocorrem todas as terças-feiras à tarde e, entre amigas, elas fazem itens como gorros, cachecóis e pantufas, entre outras peças de tricô e crochê, que são doadas para instituições filantrópicas e de caridade. Somente em 2016 e 2017, mais de 290 pessoas foram beneficiadas com os 398 itens produzidos durante as reuniões.

Voluntariado em destaque
A AEW-PR também apoia e estimula o voluntariado, por meio de oficinas que visam incentivar o engajamento social e capacitar cidadãos para a proteção de meninos, meninas e adultos em situação de vulnerabilidade. Além disso, recebe em sua sede voluntários de empresas e outras instituições para a promoção de atividades diversas relacionadas ao voluntariado.

A Associação já recebeu, por exemplo, um evento do Jovem Abraça Criança, uma iniciativa de uma de suas entidades parceiras, o Hospital Pequeno Príncipe. O programa encoraja a prática de solidariedade entre adolescentes, que realizam trabalho voluntário no contraturno escolar. Na ocasião, os estudantes de diferentes colégios de Curitiba receberam seus certificados e participaram de uma palestra sobre meio ambiente. Em outra ocasião, voluntários do Pequeno Príncipe estiveram na AEW-PR e realizaram o plantio de 230 mudas na área de preservação permanente da instituição.