Notícias >

UNA-SUS: programa do Ministério da Saúde sobre hanseníase é tema de novo curso gratuito

O Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de casos de hanseníase, ficando atrás somente da Índia. Apenas no ano de 2021, foram registrados mais de 15 mil casos novos da doença no país, sendo Mato Grosso, Maranhão, Pará e Pernambuco os estados em que há mais casos da enfermidade atualmente.

Além disso, com a pandemia da COVID-19, a detecção e o tratamento de doenças crônicas como a hanseníase caíram bastante, uma vez que a progressão da enfermidade pode ser lenta, não exigindo urgência e emergência hospitalar. Ainda, um adulto não diagnosticado e, consequentemente, não tratado pode acabar contaminando pessoas de sua convivência.

Diante desse cenário, a Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), lançou o curso O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil. O objetivo é qualificar o conhecimento de profissionais de saúde, estudantes e demais interessados sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando o contexto epidemiológico, os marcos legais e as medidas para o controle da doença no país. A capacitação é livre, gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de junho de 2022, ao clicar aqui.

A qualificação faz parte do programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária à Saúde que conta com outros dois cursos, que podem ser realizados e certificados de forma independente ou o programa pode ser realizado como um todo. Tais módulos abordam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de incapacidades físicas e a inclusão social por meio do enfrentamento do estigma e da discriminação.

Segundo a coordenadora-geral de Vigilância das Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde (CGDE/DCCI/SVS/MS), Carmelita Ribeiro Filha, o programa é um investimento para o fortalecimento da atenção primária à saúde como principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde, uma vez que mais de 70% das pessoas acometidas pela hanseníase recebem os cuidados neste nível de atenção. “A oferta tem como objetivo ampliar e qualificar processos, habilidades e competências para que os profissionais de saúde, das mais diversas esferas, possam contribuir e promover o cuidado integral e longitudinal da pessoa acometida pela doença e de sua família”, destaca a coordenadora.

A seguir, confira informações sobre os três módulos do programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária à Saúde e os respectivos links de matrícula.

O cuidado integral em hanseníase
– Esta oferta educacional aborda desde o diagnóstico, com destaque ao tratamento oportuno da doença, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.​
– Carga horária: 40 horas
Clique aqui para se matricular e acessar o curso.

Inclusão social por meio do enfrentamento do estigma e da discriminação
– A oferta incentiva o pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde, para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.
– Carga horária: 10 horas
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil
– Este curso traz informações sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle da doença no Brasil.
– Carga horária: 10 horas
Clique aqui para se matricular e acessar o curso.


Fonte: Sistema UNA-SUS