Notícias >

Cursos da UNA-SUS atingem o marco de 1 milhão de matrículas

Neste mês de agosto, o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) alcançou a marca de 1 milhão de matrículas, em sete anos de história. Hoje, as ofertas educacionais da UNA-SUS cobrem cerca de 98% dos municípios brasileiros, sendo que aproximadamente 50% dos profissionais capacitados são oriundos da atenção básica. Criado em 2010 pelo Ministério da Saúde, o Sistema oferece oportunidades de qualificação e educação permanente dos profissionais de saúde em todo o Brasil, por meio de cursos a distância.

Até o momento, já foram ofertados 188 cursos diferentes, em um total de 506 ofertas educacionais, que variam de cursos rápidos e autoinstrucionais a especializações. Tais qualificações proporcionaram que o Sistema UNA-SUS crescesse exponencialmente. Foram 50 cursos de especialização ofertados, em 290 turmas diferentes. Dessas, 210 tiveram como enfoque a Estratégia Saúde da Família e 187 estavam vinculadas a programas de provimento, como Mais Médicos e PROVAB. Até o momento, são 49.605 matrículas nessas especializações, que resultaram em 26.561 profissionais com título de especialista em Saúde da Família.

À serviço da sociedade
Os cursos ofertados pela UNA-SUS não são escolhidos a esmo. As opções sempre acompanham as necessidades da população e trazem as especificidades de cada público, além de buscar soluções para os problemas de saúde pública. Não por acaso, o curso de maior adesão, nesses sete anos, foi o “Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica”, com 53.900 matrículas, seguido do “Hanseníase na Atenção Básica”, com 50.353 inscrições, e “Manejo Clínico de Chikungunya”, com 43.649 matriculados.

Tanto o vírus da Zika como o da Chikungunya eram pouco conhecidos e desembarcaram no país por meio de um vetor já existente aqui, também responsável pela disseminação da dengue: o mosquito Aedes aegypti. À época, enquanto as respostas científicas para o tratamento e a concepção de vacinas não chegavam, era preciso pensar em ações de impacto imediato. Dentro de poucos meses, o lançamento desses cursos on-line propiciou a qualificação dos profissionais para o melhor atendimento à população.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde de Aracaju, Taise Ferreira Cavalcante, os cursos da UNA-SUS são ótimos para manter a equipe sempre atualizada com relação aos protocolos do Ministério da Saúde. “Como agrega muito conhecimento à rotina de trabalho, incentivo todo mundo da minha equipe a fazer os cursos. São curtos, objetivos – com carga horária de 30h, 45h, 60h – e ofertados a distância, o que oportuniza a gestão do horário para estudo conforme o tempo que temos disponível”, destaca.

O mesmo ocorreu com o curso “Hanseníase na Atenção Básica”, que, por abordar uma doença antiga e socialmente negligenciada, tem sido motivo de procura por parte de estudantes e profissionais de saúde que desejam conhecer mais sobre a enfermidade. É o segundo curso da graduanda em Enfermagem, Hionara Vasconcelos, de Sobral, no Ceará. Segundo ela, a iniciativa proporcionou uma ampla visão da doença. “O curso nos oferece várias estratégias de como colocar em prática um atendimento holístico e humanizado, que respeita as especificidades de cada paciente. São abordadas as formas de tratamento e a promoção do autocuidado, com destaque à escuta ativa e qualificada, que é de suma importância para o diagnóstico correto”, relata a estudante.

Além disso, as ofertas da UNA-SUS também acompanham as políticas públicas que estão em implementação no país e que buscam disseminar o conhecimento sobre temáticas mais sensíveis, para promover a atenção integral ao usuário do SUS. É o caso dos cursos “Saúde da População Negra”, “Política Nacional de Saúde Integral LGBT” e “Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas”, que além de discutirem as políticas a respeito dos assuntos, trabalham questões relativas ao preconceito e às especificidades de cada população. Essas ofertas estão entre as 15 capacitações mais procuradas pelos usuários da UNA-SUS.

Para a enfermeira da secretaria de saúde do Distrito Federal, Sheila Freire, a UNA-SUS oportuniza a educação permanente dos profissionais de saúde. “O bom do Sistema é a possibilidade de estarmos sempre nos atualizando e capacitando. Quem trabalha com saúde sabe que muitas coisas caem em desuso. Os protocolos estão sempre sendo renovados e atualizados conforme se avança na descoberta de novas vacinas, medicamentos e exames”, enfatiza a enfermeira.

Conteúdo disponível para pesquisas
Todo o conteúdo produzido para os cursos do Sistema UNA-SUS – como e-books, áudios, vídeos, jogos e aplicativos – está disponível no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). Atualmente, ele é considerado o maior acervo digital em saúde da América Latina e reúne mais de 8.793 recursos educacionais de livre acesso e reutilização. Os conteúdos produzidos pelas instituições de ensino que compõe a rede versam sobre temáticas diferenciadas. O assunto com maior número de materiais publicados foi Atenção Primária/Saúde da Família, com 5.113 recursos, seguido de Educação em Saúde, com 1.360, e Promoção em Saúde, com 1.136.

Entre os recursos disponibilizados no acervo estão os projetos de intervenção frutos dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos das especializações do Sistema UNA-SUS, que possuem, atualmente, uma coleção específica para seu armazenamento. Ao todo, já são mais de 5.017 TCCs catalogados. Além da característica de ser multimídia, o acervo também possibilita o acesso a conteúdo de alguns cursos por completo, sem necessidade de matrícula.

Certificação e base de dados
O aluno que participa dos cursos do UNA-SUS recebe certificado de acordo com o perfil de público de cada capacitação. Para os alunos de especialização, são expedidos certificados por algumas das melhores universidades brasileiras e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os títulos de mestrado profissional são reconhecidos pelo MEC como título de pós-graduação stricto sensu. Também existem os cursos de aperfeiçoamento e os de curta duração, que podem ser considerados como cursos de extensão ou cursos livres de qualificação profissional, que são reconhecidos por muitos empregadores para fins de progressão laboral.

Todos os dados dos cursos e suas ofertas estão registrados na Plataforma Arouca, um banco de dados nacional que contém ainda o registro histórico dos profissionais de saúde do SUS e seus certificados educacionais. Por meio dessa ferramenta, o usuário pode visualizar os cursos ofertados, filtrados conforme profissão, interesse e região. As opções em oferta também podem ser acessadas ao clicar aqui.

Fonte: Blog da Saúde