Notícias >

UNA-SUS abre nova turma do curso online “Hanseníase na Atenção Básica”

Profissionais de saúde interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a hanseníase já podem se matricular na nova turma do curso online “Hanseníase na Atenção Básica”. As aulas são produzidas e ofertadas pela Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS/Fiocruz). As matrículas podem ser realizadas até o dia 8 de novembro (clique aqui) e o início é imediato. Como em todas as ofertas da UNA-SUS, a capacitação é inteiramente gratuita.

O curso é uma ação do Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Vigilância em Saúde (SVS). Seu objetivo é preparar os profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e na diminuição das incapacidades causadas pela doença.

De acordo com a coordenadora-geral, no âmbito do governo federal, de hanseníase e doenças em eliminação, Carmelita Ribeiro Filha, o curso faz parte de uma das estratégias para redução da carga da doença no país. A iniciativa, segundo ela, foi desenvolvida em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como com a Política Nacional da Atenção Básica.

“Os conhecimentos adquiridos poderão auxiliar os profissionais quanto à atenção e à vigilância das pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares. Isso com base no vínculo, na continuidade do cuidado, na integralidade da atenção e na responsabilização”, afirma.

Carmelita ressalta que os principais entraves para o diagnóstico e a vigilância da hanseníase são o desconhecimento da doença – tanto pela população quanto pelos profissionais de saúde –, o medo da discriminação e o estigma. E é nesse ponto que o curso se torna uma estratégia fundamental. “A iniciativa fomentará a capacitação desses profissionais de forma abrangente e subsidiará a ampliação da cobertura das ações de hanseníase nos serviços de saúde, com vistas a um diagnóstico precoce”, esclarece.

Metodologia
A capacitação tem como foco a vigilância, o diagnóstico e o acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica, e reforça a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle dos contatos. Para isso, o conteúdo envolve a análise de casos clínicos, vídeo-aulas – com explicações de especialistas sobre o tema – e vídeos de apoio – com dramatizações que abordam o assunto da vídeo-aula. Além disso, são utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário, para que os conhecimentos relacionados aos termos técnicos sejam aprofundados.

Balanço
Essa é a quinta turma do curso “Hanseníase na Atenção Básica”, que foi lançado originalmente em 2014. Desde então, foram realizadas 53.292 matrículas e 15.628 profissionais foram certificados. As categorias profissionais com maior número de inscrições foram enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, sendo que a maioria dos matriculados atua em centros de saúde, hospitais e postos de saúde na região Nordeste. O Estado com maior número de matrículas foi São Paulo (com 4.190 beneficiados), seguido por Minas Gerais (3.745) e Ceará (3.550).

Outros cursos
Clique aqui para saber mais a respeito de outras opções de cursos oferecidos pela UNA-SUS.

Fonte: Blog da Saúde