Notícias >

UNA-SUS abre matrículas para nova turma do curso “Hanseníase na Atenção Básica”

Estão abertas as matrículas para nova oferta do curso “Hanseníase na Atenção Básica”, oferecido pela Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), do Ministério da Saúde. As inscrições começaram em julho e estão abertas, podendo ser realizadas na internet (clique aqui para acessar a página). A oferta é voltada preferencialmente a profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica, mas também é aberta aos demais interessados no tema.

A primeira turma do curso foi lançada em 28 de outubro de 2014 e teve 6.626 inscritos. Até o dia 6 de julho de 2015, 1.575 alunos se certificaram. Os Estados com maior número de matrículas foram Minas Gerais, com 1.024 beneficiados, seguido por São Paulo, com 623, e Bahia, com 528. Os alunos matriculados na primeira turma do curso “Hanseníase na Atenção Básica” terão até o próximo domingo, dia 19 de julho, para concluir as atividades.

O curso integra as ações de educação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica e tem como objetivo preparar colaboradores da saúde para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e na diminuição das incapacidades causadas pela doença. Para tanto, o conteúdo apresentado ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos.

De acordo com os membros da equipe de gestão de oferta da UNA-SUS, Francileudo Lima e Olga Rodrigues, os profissionais da Atenção Básica são elementos-chave para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para o controle da hanseníase no Brasil. “Dessa forma, o objetivo do curso é instrumentalizar esses profissionais para oferecer uma atenção qualificada aos portadores dessa enfermidade”, afirmam.

O curso corrobora com a campanha publicitária lançada pelo Ministério da Saúde, em janeiro. Com o slogan “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”, a ação tem como foco o diagnóstico precoce da doença e a divulgação do tratamento, que é ofertado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa possui três unidades, que tratam dos seguintes temas: vigilância, diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. Os recursos educacionais utilizados tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente. Para isso, o aluno irá refletir sobre a doença com casos clínicos interativos e com quizzes. Também são disponibilizadas videoaulas com explicações de especialistas no tema, além de hipertextos e caixas de ajuda, que possuem glossários para aprofundar os conhecimentos sobre termos técnicos.

Detecção e tratamento
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A transmissão se dá pelas vias aéreas, por meio do contato entre uma pessoa infectada com outra suscetível. A bactéria acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, especialmente do rosto, dos olhos, das orelhas, do nariz, dos braços, das mãos, das pernas e dos pés. Quando a bactéria atinge o nervo, pode causar atrofias e áreas de insensibilidade.

A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período recomendado. A doença não é hereditária e não é transmitida por abraço, aperto de mão ou carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

Além do diagnóstico, o SUS oferece o tratamento para hanseníase, que está disponível gratuitamente em todas as unidades públicas de saúde. A poliquimioterapia (PQT), uma associação de medicamentos que evita a resistência do bacilo, deve ser administrada por seis meses ou um ano a depender do caso. Os pacientes deverão ser submetidos, além do exame dermatológico, a uma avaliação neurológica simplificada e sempre receber alta por cura.

Serviço
Curso “Hanseníase na Atenção Básica”
Inscrições: para se matricular, clique aqui
Público-alvo: a oferta é voltada preferencialmente a profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica, mas também é aberta aos demais interessados no tema
Carga horária: 45 horas

Fonte: UNA-SUS