Notícias >

Uma viagem pela música medieval na AEW-PR

_DSC8485_56233_20160928

Crédito das fotos: Ricardo Perini

Uma viagem pela música medieval ocorreu recentemente na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Alunos da Escola Menino Jesus – instituição parceira da Associação e que é voltada à educação especial – se entusiasmaram com um rico repertório apresentado pelo grupo Trovadores.  O show faz parte do projeto Concertos Gols pela Vida, que tem como objetivo popularizar a música instrumental e democratizar o acesso à arte e à cultura.

Com um figurino especial e instrumentos de época – como gaita de foles, harpa, tromba marina e rabeca –, o grupo mostrou um diálogo entre canções da Idade Média e a música tradicional paranaense e brasileira. Isso por meio de composições que falam sobre a chegada da primavera, os bichos que conversam e um burrico que virou rei, por exemplo, e cujas letras foram adaptadas para a língua portuguesa. O resultado: o público foi cativado pela apresentação e foi bastante participativo.

“Foi um show marcado pela espontaneidade. Foi emocionante ver os alunos dispostos a participar da música sem nenhum medo, autocensura ou receio de errar”, destacou o diretor musical do Trovadores, Carlos Ramos. “Os alunos participam e adoram atividades como esta porque é algo diferente para eles, que os faz sair da rotina”, completou a coordenadora da Escola Menino Jesus, Maria de Fátima Aurélio.

_DSC8490_56238_20160928Por sua vez, a professora da instituição, Cristina Antunes, enumerou vários benefícios que ações culturais, como o show do grupo Trovadores, trazem para os estudantes. “As apresentações artísticas, principalmente as que envolvem a música, ajudam no desenvolvimento dos alunos porque trabalham a questão do ritmo, da audição, do comportamento e da apreciação musical”, salientou.

“Para os estudantes, a linguagem artística estimula o aprendizado. E para a escola, ajuda em nosso trabalho de alfabetização, pois envolve uma questão geral de audição e comprometimento. Por isso, estão sendo perfeitas todas as apresentações que estão sendo realizadas aqui”, acrescentou Cristina.

Sobre o projeto
O projeto cultural Concertos Gols pela Vida tem como proponente a CGC-CSA Consultoria e Assessoria Ltda e é viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A iniciativa prevê 18 apresentações neste ano de diversos grupos musicais no Hospital Pequeno Príncipe e em instituições parceiras do Complexo Pequeno Príncipe, como a AEW-PR. Além de dois concertos da Orquestra Sinfonia Brasil, que já foram realizados em Curitiba e São Paulo.

Concertos Gols pela Vida conta com o patrocínio de diversas empresas. São elas: Grupo Lonza/Arch Química; DHL; Peróxidos do Brasil; Castellar Engenharia; Bauminas; Dacar Química; Arcelor Mittal | Gonvarri Steel Industries; JotaeMe Fitafer; Grupo Veper; Eletrofrio Refrigeração; Sideral Air Cargo; Electra Energy; Grupo Omni; Metisa; Distribuidora Nova Geração; Standby Rent a Car; Bühler; e Isogama.