Notícias >

“Tratamento para a hanseníase é extremamente fácil”, reforça médica

O tratamento para hanseníase é simples e deve ser iniciado com a orientação de um especialista ao se perceber qualquer sintoma da doença. O esclarecimento a respeito da enfermidade foi dado recentemente pela imunologista Carolina Prando ao programa de rádio “Fala, Doutor”, que é veiculado em emissoras de todo o Paraná. “O tratamento é extremamente fácil. O mais difícil são as pessoas estarem alertas para esses sintomas e procurarem um serviço de saúde”, afirmou a médica.

Segundo a especialista, a partir do momento em que se busca a ajuda médica no serviço de saúde, é feito um exame na mancha encontrada na pele. É esse procedimento que vai auxiliar no diagnóstico da doença. “Se tiver a presença do Mycobacterium leprae – bacilo que transmite a hanseníase –, existem centros de saúde que vão fornecer a medicação gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde para cada um desses pacientes”, salientou.

No programa, foi ressaltado que a hanseníase é uma enfermidade infectocontagiosa que afeta a pele e os nervos periféricos. “O Mycobacterium leprae tem uma predileção por se alojar em terminações nervosas, seja na pele ou em outros nervos do nosso organismo”, explicou a médica, que lembrou que o Brasil é o segundo país no mundo com maior número de casos novos da doença.

“A hanseníase é uma enfermidade em que você precisa de um contato íntimo para que seja transmitida. Então, se a pessoa conhece alguém que tem a moléstia e o abraça, aperta a mão quando o encontra para cumprimentá-lo, não vai ser contaminada. É necessário um contato mais íntimo, como pessoas que moram na mesma casa, que têm um contato diário bastante intenso”, esclareceu.

Sobre a hanseníase
A hanseníase é um dos distúrbios de pele mais antigos da medicina. Conforme foi detalhado no programa “Fala, Doutor”, ela é uma doença transmissível, contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com perda da sensibilidade ao calor, ao frio, a dor e ao toque. Também foi destacado que pode ocorrer a sensação de formigamento ou dormência nas extremidades, além da diminuição da força muscular, que pode provocar a dificuldade para segurar objetos, por exemplo.

A enfermidade tem cura e sua transmissão para outras pessoas é interrompida assim que se inicia o tratamento, que é feito com o uso de antibióticos. O tratamento é oferecido de forma gratuita via Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o “Fala, Doutor”
O programa “Fala, Doutor” é uma iniciativa da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e é produzido em parceria com o Complexo Pequeno Príncipe desde 2012. É um spot com duração de três minutos, nos quais profissionais do Pequeno Príncipe dão dicas de saúde para a população. Em 2015, a parceria evoluiu e resultou em um programa semanal de 30 minutos, o “Fala, Doutor Entrevista”, além do spot. As emissoras que fazem parte da Rede Aerp de Notícias podem veicular os programas sem custos durante a sua programação.

Ouça o programa
Clique aqui para ouvir na íntegra o programa “Fala, Doutor” sobre a hanseníase.