Notícias >

Tempo de celebrar: Associação Eunice Weaver do Paraná completa 80 anos de fundação


É tempo de celebrar! A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) completa nesta terça-feira, dia 26, 80 anos de fundação. Com ações desenvolvidas em quatro eixos de atuação – fazer, inovar, disseminar e influenciar –, a instituição busca criar, implementar, organizar, promover e apoiar iniciativas que visem à promoção da saúde, da educação, da cultura, das manifestações artísticas, do meio ambiente ecologicamente equilibrado e da assistência social de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência e grupos ligados à história da hanseníase.

“São oito décadas de uma trajetória que orgulha todos, com um trabalho voltado à proteção, à formação e à assistência oferecidas às populações mais desprotegidas”, destaca a presidente da AEW-PR, Carolina Pires Fossati Balaroti. “Isso é possível graças ao trabalho em conjunto com as nossas instituições parceiras e a pessoas que se dedicam a essa causa com muito amor e dedicação. Agradecemos o trabalho realizado pelos nossos colaboradores e o apoio de nossos voluntários e parceiros, para realizarmos mais em prol de quem mais precisa. Juntos somos mais fortes”, completa.

Um pouco sobre a história da Associação
A semente do que hoje é a AEW-PR foi plantada em 1941, quando Eunice Weaver, com o apoio do interventor do Paraná, Manoel Ribas, fundou a Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra. Na mesma década, foi inaugurado, no terreno do bairro Bacacheri, em Curitiba, o Educandário Curitiba, que passou a receber os filhos sadios de pessoas com hanseníase. O educandário seguiu em atividade até o fim da década de 1980, respeitando as novas políticas governamentais da época voltadas a crianças e adolescentes.

No decorrer de sua história, a instituição recebeu outros nomes, como Sociedade Eunice Weaver e, posteriormente, Associação Eunice Weaver do Paraná. Entretanto o objetivo de fazer a diferença para a sociedade era o mesmo. E ao acreditar que um trabalho em rede poderia produzir ainda mais frutos em prol da assistência prestada a meninos e meninas, jovens e adultos, a AEW-PR passou a firmar parcerias com outras instituições. A primeira delas foi com a União de Profissionais para Atendimento do Excepcional (UPAE), mantenedora da Escola Menino Jesus, em 1986. No mesmo ano, outra parceria foi estabelecida: dessa vez com o Grupo Escoteiro Jorge Frassati. Posteriormente, em 1999, foi firmada colaboração com a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), que perdurou até 2015. Já a parceria com a Associação Beneficente São Roque iniciou em 2004. A iniciativa mais recente é de 2012 e envolve a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, que tem sido uma aliança bastante promissora.

Com o tempo, o escopo de atuação da Associação foi ampliado, acompanhado de novas finalidades estatutárias. Nos últimos anos, a AEW-PR consolidou e fortaleceu a sua atuação, com a expansão das atividades promovidas para o seu público-alvo. Assistência em saúde, proteção, formação, educação ambiental, voluntariado e promoção do acesso à arte e à cultura são algumas das palavras presentes no dia a dia da instituição, com o propósito de beneficiar cada vez mais crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, em um trabalho em rede e eficaz.