Notícias >

Teatro encanta crianças em festa na Associação Eunice Weaver do Paraná

Crédito das fotos: Lucas Amorim

Uma festa em homenagem às crianças marcou o mês de outubro na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Cerca de 60 pessoas participaram do evento que reuniu pacientes do projeto Utoppia e seus familiares, além de colaboradores. Um momento que encantou a todos foi a apresentação da iniciativa cultural “Pipocas de Histórias – Teatro de Lã”.

A atração teatral levou alegria e muita cultura para a plateia. “Foi uma apresentação linda, que transmitiu e inspirou muito a todos nós, principalmente a nossas crianças, que adoraram o show talentoso do palhaço. Ele possui uma capacidade inigualável de alegrá-las”, destacou a psiquiatra e coordenadora técnica do Utoppia, Maria Carolina Oliveira Serafim. “Ficamos encantados com a forma como os pacientes foram entrando no clima divertido, mantendo-se atentos a todos os detalhes”, completou.

Essa foi a última apresentação do “Pipocas de Histórias” em 2017. A iniciativa – que está em seu terceiro ano – levou alegria e cultura para o Hospital Pequeno Príncipe, em 48 performances de teatro em miniaturas, com o apoio de pequenos brinquedos feitos artesanalmente em lã. O objetivo foi contribuir para a democratização do acesso à arte e à cultura, e, também, garantir o direito de meninos e meninas a observarem o mundo com alegria e disposição. E a sessão na AEW-PR fechou o projeto com chave de ouro.

O “Pipocas de Histórias – Teatro de Lã” foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e teve a execução teatral do grupo Malasartes Educação Sensível. O projeto contou com o patrocínio das seguintes empresas: Banco CNH Capital; Eletrofrio; Vaccinar; BHS Corrugated; PASA Paraná Operações Portuárias; Sistechne; RB Capital; Allflex; Elejor; Esucri; Koltun & Colatusso; Ouro Frio; Platinox; e Rodriaço.

Sobre o Utoppia
A Associação Eunice Weaver do Paraná tem como sua missão promover e apoiar iniciativas que visem a proteção, a formação e a assistência a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. E isso abrange iniciativas relacionadas à saúde desse público. Um dos projetos apoiados é o Utoppia, desenvolvido pelo Hospital Pequeno Príncipe e que conta com parte das suas atividades realizada na estrutura física da AEW-PR.

O Utoppia consiste em um serviço especializado voltado a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo, que promove o acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento interdisciplinar. Somente no segundo semestre de 2015, quando os trabalhos do projeto iniciaram, foram realizados 367 atendimentos. Já em 2016, a equipe formada por profissionais das áreas de Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional realizou 2.136 atendimentos.

Os meninos e meninas atendidos no Utoppia passam por avaliações diagnósticas neuropsicológica e clínica, e recebem tratamento especializado, com psicoterapia cognitivo-comportamental, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Além disso, participam de momentos de interação e integração em festas comemorativas e apresentações culturais, como a realizada neste mês na Associação. Seus familiares também recebem acompanhamento, com orientação e terapia familiar orientada à reabilitação do paciente.