Notícias >

Sob bandeira vermelha, Prefeitura de Curitiba mantém restrições contra a COVID-19 até 28 de março

Frente ao agravamento da COVID-19 e à falta de leitos na rede de saúde, a Prefeitura de Curitiba prorrogou até o próximo domingo, dia 28 de março, as restrições de atividades na capital. O decreto 600/2021 entrou em vigor na última sexta-feira, dia 19, antecipando o encerramento da vigência do decreto 565, que vigoraria até ontem (dia 21 de março), com medidas também restritivas.

Entre as mudanças previstas no novo decreto está a restrição de circulação de pessoas no período das 20h às 5h, em espaços e vias públicas, salvo em razão de atividades ou serviços essenciais e casos de urgência. Prosseguem em funcionamento apenas atividades essenciais – como supermercados, padarias e postos de gasolina –, com horários restritos e exigência de cumprimento do Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social.

A comercialização nessas atividades se limita a produtos de alimentação, bebidas, higiene e limpeza (para humanos e animais), devendo os demais setores serem isolados do público consumidor. Restaurantes e lanchonetes passam a atender por drive-thru e retirada no balcão (take away), além de delivery. O consumo no local permanece vedado. Nenhum estabelecimento com autorização para funcionar poderá ter ocupação acima da metade de sua capacidade.

Sob bandeira vermelha no nível de alerta, estão vetadas atividades nos parques da cidade, bem como as aulas presenciais na rede privada de ensino, exceto cursos técnicos e profissionalizantes, universitários e de pós-graduação da área da saúde – as aulas presenciais na rede municipal estão suspensas até o início de abril. O transporte permanece funcionando com lotação máxima de 50%. O consumo de bebidas alcoólicas está proibido em espaços de uso público.

Clique aqui, confira o decreto 600/2021 na íntegra e veja como ficam as atividades em Curitiba nesse período de restrições devido à pandemia da COVID-19.

Fonte: Prefeitura de Curitiba