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Serviço de diagnósticos por telefone do Telessaúde volta a funcionar

Os profissionais da Rede de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) voltaram a contar, nesta semana, com o serviço telefônico do Telessaúde. Por meio do telefone, ao ligar para o número 0800-644-6543, pode-se esclarecer dúvidas com especialistas para identificar o melhor diagnóstico dos pacientes. A teleconsultoria funciona das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira, e está disponível para todo o Brasil. Para a retomada da ação, o Ministério da Saúde investiu R$ 8,2 milhões em uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, João Salame, reforça que a volta do serviço é um importante passo na melhoria do atendimento à população. “Estamos oferecendo aos municípios uma forma de dar à população diagnósticos mais precisos, com base em estudos, pois cerca de 95% dos casos possuem resolutividade. Assim, aqueles que atuam diretamente com os pacientes, podem esclarecer dúvidas com neurologistas, cardiologistas e outros especialistas. Isso também é sinônimo de economia, principalmente para os municípios mais pobres, pois evita alguns deslocamentos”, enfatiza ele.

O Telessaúde Brasil Redes busca integrar ensino e serviço por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação, com o objetivo de fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento no SUS. O serviço telefônico do programa estava restrito a médicos do Rio Grande do Sul, no horário matutino, desde setembro do ano passado.

Podem utilizar a teleconsultoria profissionais de nível superior das áreas de Medicina, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia de todo o país, em horário integral. Os profissionais da Atenção Básica podem ser das equipes de Saúde da Família; Saúde Bucal; Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF); Melhor em Casa; Consultório na Rua; Atenção Básica Prisional; Atenção Básica das Unidades Básicas Fluviais; e de Saúde das Famílias Ribeirinhas da Região Amazônica ou do Pantanal. Além dessa ação, o Telessaúde também oferece laudo de exames (Telediagnóstico), revisão de diagnósticos (Segunda Opinião Formativa) e ensino on-line (Tele-educação).

Atendem na teleconsultoria profissionais de diferentes especialidades, como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos, psicólogos e médicos de diversas especialidades, como: Medicina de Família e Comunidade; Cardiologia; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia; Ginecologia e Obstetrícia; Hematologia; Neurologia; Oftalmologia; Pneumologia; Psiquiatria; Proctologia; Reumatologia; Urologia; e Oncologia Clínica.

Os profissionais da Atenção Básica podem esclarecer dúvidas sobre procedimentos administrativos; diabetes; referenciamento para médico/especialista/clínica/hospital; hipotireoidismo/mixedema; dermatites; hipertensão sem complicações; hanseníase e outras doenças infecciosas; dermatofitose; infecções urinárias; sífilis; úlcera crônica da pele; gravidez; bócio; enfermidades do fígado; diabetes insulinodependente; hipertireoidismo/tireotoxicose; tuberculose; e vacinação/medicação preventiva, por exemplo.

Telessaúde traz diversos benefícios
O Ministério da Saúde criou, em 2007, o Programa Telessaúde Brasil Redes, com o objetivo de ampliar as ações de educação permanente em saúde e de melhorar a qualidade do atendimento. Assim, integra ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologia da informação que viabilizam a tele-educação.

O programa é fundamental para qualificar profissionais da saúde e ampliar o atendimento à população nas regiões mais distantes do país. O Telessaúde traz diversos benefícios, como a diminuição de riscos, agravos e custos com deslocamentos e remoções de pacientes; estímulo à fixação de profissionais em áreas remotas ou de difícil acesso; melhoria da resolubilidade nos serviços de atenção à saúde; e inclusão social e digital.

Além do serviço telefônico 0800, os profissionais da Atenção Básica também têm à disposição os seguintes canais de comunicação: plataforma on-line do Telessaúde Brasil Redes; webconferência; webpalestras ou cursos à distância; e exames de apoio diagnóstico.

Fonte: Agência Saúde/Ministério da Saúde