Notícias >

Saúde oferece curso sobre proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade

O Ministério da Saúde está ofertando um curso sobre proteção social das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade com sífilis, HIV/aids, hepatites virais, tuberculose ou hanseníase. Desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atividade será na modalidade de educação a distância, com carga horária de 60 horas e versões com legendas em inglês e espanhol.

A capacitação está disponível na plataforma AvaSUS e tem o objetivo de instrumentalizar profissionais de saúde e de assistência social para o desenvolvimento de ações colaborativas entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), frente à inclusão social desse público, promovendo a aproximação entre os profissionais de áreas inter-relacionadas para ação conjunta.

Dentre o conteúdo previsto em três unidades autoinstrucionais, ou seja, sem a necessidade de tutoria, estão assuntos como a articulação entre SUS e SUAS; a dimensão social e vulnerabilidades relacionadas à sífilis, HIV/aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase; e advocacy, controle social e participação comunitária. O curso será mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente ao clicar aqui.

Fonte: Ministério da Saúde