Notícias >

Reunião discute reestruturação do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná

Crédito das fotos: Américo Antonio/Sesa

A reestruturação do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), em Piraquara, município localizado na Região Metropolitana de Curitiba, foi discutida em reunião entre o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, técnicos da pasta e diretores da instituição. As intervenções, ainda em estudo, preveem ampliação da estrutura física e da oferta de serviços especializados.

Com área de 6 mil metros quadrados e erguido em uma área de 42 alqueires, o hospital está em funcionamento desde a sua fundação, em 1926, e integra os planos de ampliação e descentralização dos serviços da saúde. O secretário explicou que as condições do prédio possibilitam ampliar os atendimentos e criar serviços modernos e diversificados para a população.

“Esta é uma das estruturas que queremos dar nova vida. Estive no hospital há poucos dias com o governador Ratinho Junior e o objetivo agora é planejar serviços que irão além da Dermatologia. Embora a natureza do HDSPR continue como dermatológica, pretendemos diversificar”, ressaltou.

Durante a reunião, a diretora-geral do hospital, Maristela Zanella, reforçou que o local pode se tornar referência em diversas áreas. “Já atendemos na nossa unidade pessoas de todo o Estado para tratamentos da área dermatológica, mas sabemos que podemos oferecer mais para a população. A reestruturação física e de serviços vai resultar em uma unidade exemplar, com potencial para expandir serviços especializados”, destacou.

Proposta
O plano de reestruturação do hospital contempla a implantação de novos acessos e estacionamentos, reforma dos ambientes, aquisição de novos equipamentos, contratação de profissionais especializados e ampliação da oferta de serviços. “A estrutura da edificação é excelente e está preservada e conservada. Nas nossas intervenções, ainda em estudo, estamos prevendo manter o estilo arquitetônico das construções existentes, mantendo a vocação original e criando ambientes que acolham e possibilitem o bem-estar dos pacientes”, explicou a arquiteta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Michelle Poitevin.

De acordo com o secretário Beto Preto, o Hospital em Piraquara é estratégico para a implantação de atendimentos que faltam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. “Percebemos que faltam alguns serviços e que em outros temos possibilidade de melhorias. Vejo no Hospital de Dermatologia um grande hospital, não só em tamanho físico, mas na grandeza dos serviços ofertados para a população”, afirmou.

Histórico
O Hospital de Dermatologia é uma das unidades hospitalares mais antigas do Estado e durante 60 anos foi voltado para atendimento de pacientes com hanseníase. Após 1983, quando foi descoberta a cura e o controle para a hanseníase, foi abolida a prática de isolamento compulsório, e o então Hospital São Roque perdeu sua condição de hospital colônia, sendo denominado Hospital de Dermatologia São Roque. Em 1990, a unidade foi renomeada como Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná.

Atendimentos
Para ter acesso às consultas no local o usuário do SUS precisa de um pedido de encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde do seu bairro. O pedido é registrado na secretaria estadual e agendando conforme a complexidade do caso.

Presenças
A reunião técnica também teve a participação do chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves, e da coordenadora do Núcleo de Descentralização do SUS, Juliana Istchuk Bruning de Oliveira.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

  • Crédito das fotos: Américo Antonio/Sesa