Notícias >

Recife vai receber de 15 a 18 de outubro o 10º Simpósio Brasileiro de Hansenologia

Anote na agenda: de 15 a 18 de outubro, a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) vai promover o 10º Simpósio Brasileiro de Hansenologia – Hanseníase: uma doença primariamente neural, em Recife, Pernambuco. As inscrições on-line antecipadas podem ser feitas até o dia 26 de setembro (clique aqui para mais informações). Já o prazo para envio de trabalhos científicos termina em 30 de julho, próxima terça-feira.

O simpósio tem como objetivo promover a troca de experiências sobre temas relacionados à hanseníase. O público-alvo vai de médicos – como neurologistas, dermatologistas, médicos da família e comunidade, infectologistas e oftalmologistas – até enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, agentes comunitários de saúde e gestores com atuação em administração pública ou privada em saúde, por exemplo.

Dentre os temas que serão discutidos em mesas redondas estão a epidemiologia e os desafios no combate à hanseníase no Brasil; os desafios da endemia oculta da doença; as ações integradas para atenção ao paciente com a enfermidade; a prevenção de incapacidades e reabilitação; a hanseníase na criança, no idoso e na gestante; e os avanços no diagnóstico e no tratamento da doença, por exemplo. Haverá, também, a apresentação de casos clínicos.

Além da programação científica, serão realizados cursos pré-simpósio. Eles irão abordar os seguintes assuntos: manejo de hanseníase para agentes comunitários de saúde; baciloscopia em hanseníase; e reabilitação em hanseníase.

Trabalhos científicos
Podem ser inscritos trabalhos de investigação e casos clínicos/relatos de experiência, que serão distribuídos nas seguintes áreas: Biologia Molecular e Genética; Imunologia; Clínica e Terapêutica; Epidemiologia e Controle; História, Direitos Humanos e Ciências Sociais; e Prevenção de Incapacidades e Reabilitação. Clique aqui e confira as normas gerais, regras para elaboração e apresentação dos resumos dos trabalhos, critérios de seleção e detalhes sobre a premiação dos melhores trabalhos científicos.

Com informações da Sociedade Brasileira de Hansenologia