Notícias >

Proteger as crianças e os adolescentes é responsabilidade de todos

Proteger as crianças e os adolescentes é papel de toda a sociedade. Sejam familiares, professores, cuidadores ou vizinhos, por exemplo, todos são responsáveis por zelar pelos meninos e meninas e denunciar qualquer suspeita de abuso, agressão ou negligência. Por isso, é importante conhecer as principais formas de violência, bem como ficar atento aos seus sinais.

A violência sexual, por exemplo, é quando a criança é usada como estimulação ou satisfação sexual, e pode acontecer na forma de exploração sexual, pornografia infantil, estupro e atos libidinosos. Já a violência física é quando a força física é usada de forma intencional, deixando ou não marcas evidentes no corpo do menino ou da menina.

A violência psicológica, por sua vez, é quando acontece agressão verbal constante, humilhação, ameaça, rejeição, desrespeito e discriminação visando à dominação. Por fim, a negligência é a falta de cuidados quanto às necessidades próprias da idade e condições de desenvolvimento. Pode ser de proteção, saúde, educação ou estrutural.

Sinais de violência
Alguns sinais ajudam a identificar casos suspeitos de negligência e de violência sexual, física e psicológica. Dentre eles: lesões na pele não compatíveis com a idade; choro excessivo; lesões com marcas da arcada dentária de adulto; hematomas em várias partes do corpo e de diferentes colorações; queimaduras; fraturas próximas das articulações, em costelas ou de crânio; dentes fraturados; desnutrição; aspecto de má higiene; tristeza; medo exagerado; distúrbios alimentares; agressividade e irritação; insegurança; isolamento; culpa; e tentativa de esconder marcas no corpo.

Com informações do Hospital Pequeno Príncipe