Notícias >

Projeto “Nosso meio ambiente” recebe colaboradores do Pequeno Príncipe na AEW-PR


A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) recebeu neste ano colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe para atividades que proporcionam um contato maior com a natureza. Eles foram convidados a participar do projeto “Nosso meio ambiente: conhecer para conservar”, uma iniciativa realizada em parceria entre a Associação e o Hospital.

A atividade faz parte das ações de educação ambiental e humanização do Pequeno Príncipe e consiste em visitas onde será construído o Pequeno Príncipe Norte (Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali Pequeno Príncipe), um espaço de 20 hectares, localizado no bairro Bacacheri. O local se diferencia pela grande proporção de área verde (cerca de 50% de área, que é formada pela natureza original da região de Curitiba), na qual é encontrada uma alta diversidade de plantas e animais nativos.

A ação consiste em duas etapas. A primeira é uma breve caminhada por trilhas para observar e trocar experiências sobre os ecossistemas nativos da capital paranaense – floresta de araucárias e campos. Na segunda, os colaboradores têm a oportunidade de conhecer uma grande coleção de espécies de plantas de origens variadas e que possuem propriedades medicinais, nutricionais e/ou ornamentais – a Farmácia Viva. Hoje, 317 espécies compõem esta coleção, das quais mais de 100 possuem propriedades medicinais. Nesta etapa, os colaboradores aproveitam para conhecer o processo de compostagem e reuso dos resíduos orgânicos provenientes da Cozinha do Hospital Pequeno Príncipe. Eles também podem levar para casa algumas mudas de espécies medicinais geradas neste processo.

“A oportunidade de encontro entre sujeitos em um lugar diferente do habitual, cercado de verde, podendo compartilhar conhecimentos, tem trazido aos participantes deste projeto um brilho no olho que não passa desapercebido. Cada visita reforça a percepção de que nossa instituição não é feita de paredes e sim de pessoas que investem parte preciosa de seu tempo, de seus saberes, de sua história na produção dessa história que nos é comum”, destaca a coordenadora do Núcleo de Humanização do Pequeno Príncipe, Maria Gloss. “Iniciamos as visitas com os colaboradores com mais tempo de casa reconhecendo que sem eles, sem cada um dos que aqui trabalham, não seríamos o Pequeno Príncipe que somos”, completa.

A atividade, que começou no segundo semestre deste ano, já envolveu 50 profissionais do Hospital. Para 2019, a intenção é continuar com as visitas e intensificar cada vez mais essa conexão entre colaboradores do Hospital, da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe com a natureza do local.

O coordenador do projeto, o biólogo André Xavier de Lima, explica que esse trabalho integra o Programa de Sustentabilidade Ambiental, desenvolvido dentro da parceria entre a AEW-PR e o Pequeno Príncipe. “Entre as várias iniciativas desse programa, o projeto ‘Nosso meio ambiente’ tem um papel central por promover o conhecimento sobre os elementos do meio ambiente e suas características em diferentes escalas de abrangência e contextos culturais. Isso é fundamental para o público entender a importância de não somente colaborar em suas ações do cotidiano, mas, principalmente, para que conheça e valorize toda a riqueza associada ao meio ambiente em que vivemos, tornando-se assim verdadeiros multiplicadores da causa”, enfatiza.

Com informações do Hospital Pequeno Príncipe