Notícias >

Projeto “Nosso meio ambiente: conhecer para conservar” é destaque na AEW-PR

O meio ambiente também está na pauta dos trabalhos desenvolvidos pela Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), por meio da sua Agenda Verde. As atividades são realizadas no terreno da sede da instituição, que tem 20 hectares e localização privilegiada na região Norte de Curitiba. Com áreas de preservação permanente e ecossistemas como os de campos e florestas, o espaço é um convite para o desenvolvimento de projetos de preservação, responsabilidade e educação ambiental.

Um dos destaques das iniciativas relacionadas a esse tema é o projeto Nosso meio ambiente: conhecer para conservar. A iniciativa própria da AEW-PR proporciona a oportunidade de reforçar, em campo, os conceitos voltados à educação ambiental aprendidos em sala de aula, como ecologia – com o papel das matas ciliares para a conservação da diversidade biológica, a contenção de erosão e a manutenção de corpos d’água – e sustentabilidade, por meio de atividades como trilha em áreas de preservação permanente (APP), plantio de mudas na horta e visita à área de compostagem.

Após um período de suspensão temporária das suas atividades – devido à pandemia da COVID-19 –, a AEW-PR retomou em 2022 as atividades do Nosso meio ambiente: conhecer para conservar e as ampliou. Ao todo, 382 alunos de ensino fundamental de dez escolas públicas foram beneficiados pelo projeto durante o último ano. A iniciativa contou, ainda, com a participação de crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência intelectual, múltipla e autismo que fazem tratamento multidisciplinar no Hospital Pequeno Príncipe. Essa iniciativa tem parte das suas atividades realizadas na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná.

Outras iniciativas

A AEW-PR desenvolve outros projetos ambientais no terreno da sua sede, alguns em parceria com o Pequeno Príncipe. São eles:

Farmácia Viva: promove atividades de educação, cultura, cultivo, reciclagem e pesquisa associadas a plantas com propriedades medicinais, além de incentivar a reflexão da importância da biodiversidade.
Projeto Compostar: resíduos orgânicos produzidos no Pequeno Príncipe são encaminhados para compostagem no terreno da Associação. Com o material compostado, são cultivadas, por exemplo, ervas medicinais, dispensando o uso de fertilizantes.
Nativas: projeto que busca realizar o levantamento da riqueza de espécies vegetais presentes no terreno da AEW-PR. A iniciativa trabalha de forma contínua o enriquecimento biológico do remanescente de vegetação nativa no terreno da instituição.
Paisagismo: promove a produção própria de mudas ornamentais, além de receber doações, quando disponíveis, do excedente da produção sazonal do Horto Municipal (primavera/verão e outono/inverno). Assim, são reduzidos os gastos com a aquisição de mudas para os jardins da Associação e do Pequeno Príncipe.