Notícias >

Prefeituras de diferentes regiões do Paraná realizam ações para a prevenção à hanseníase

Em alusão ao Janeiro Roxo – mês de conscientização sobre a hanseníase –, prefeituras de municípios localizados em diferentes regiões do Paraná realizaram diversas ações para a prevenção à doença. Além disso, essas cidades têm colocado em prática ações e programas que visam promover o diagnóstico precoce da infecção, o início do tratamento em momento oportuno, a interrupção da transmissão do Mycobacterium leprae – bacilo transmissor da enfermidade – e a conscientização para eliminar o estigma, o preconceito e a discriminação que ainda existem em relação à hanseníase.

Confira a seguir um resumo das ações realizadas.

Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Curitiba

Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital paranaense alertou, no Janeiro Roxo, para a conscientização e a prevenção da hanseníase, com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce para evitar complicações irreversíveis. De acordo com a coordenadora do programa de hanseníase da SMS, Laudia Bonato, cerca de 93% dos casos da doença registrados em Curitiba nos últimos dois anos evoluíram para a cura, pois estavam na fase inicial da enfermidade. Clique aqui e saiba mais.

Toledo

A prefeitura de Toledo, município localizado na região Oeste paranaense, realizou diversas ações durante o mês de janeiro para a conscientização e a orientação da população sobre a hanseníase. As unidades de saúde da cidade promoveram palestras, elaboraram um painel informativo, distribuíram panfletos e realizaram a avaliação clínica de pacientes, bem como a reavaliação de pessoas que já terminaram o tratamento. Também foi feito o agendamento para avaliação dermatoneurológica, visto que a doença afeta o sistema neurológico periférico. Leia mais aqui.

Sarandi

Em Sarandi – cidade localizada no Norte Central do Paraná –, as unidades básicas de saúde (UBSs) estão realizando, no período de 13 a 28 de fevereiro, a Campanha de Combate à Hanseníase. A iniciativa contempla atividades de conscientização e combate à doença, além de promover o atendimento para pessoas que apresentem alguns dos sinais e sintomas da enfermidade. A prefeitura tem reforçado, ainda, que a hanseníase tem cura e que o tratamento é oferecido gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Acesse aqui para saber mais.

Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Umuarama

Umuarama

Uma palestra foi realizada em Umuarama, município localizado no Noroeste paranaense, para os usuários do Apromo Albergue, em alusão ao mês de combate à hanseníase. Segundo a enfermeira Iolanda Yoko Tominaga, do Ambulatório Municipal de Infectologia, a hanseníase é uma doença negligenciada e que ainda carrega uma grande carga de preconceito. A enfermeira também ressaltou que o tratamento contra a enfermidade é gratuito e precisa começar o mais rápido possível, além de não poder ser interrompido ou abandonado antes da liberação médica. Clique aqui para saber mais.

Paranaguá

A Prefeitura de Paranaguá salientou que a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, localizada no litoral do Paraná, conta com um setor voltado especificamente para diagnosticar e acompanhar o tratamento de pacientes com tuberculose e/ou hanseníase. “A equipe é composta por dois auxiliares de enfermagem, um enfermeiro, um auxiliar administrativo, um farmacêutico e um diretor. Dois médicos pneumologistas atendem aos pacientes com casos confirmados”, destacou a diretora do Ambulatório Especializado em Doenças Infectocontagiosas, Cássia Gonçalves dos Santos. Atualmente, o setor atende 54 pacientes ativos em tratamento de tuberculose e seis pacientes com hanseníase. Leia mais aqui.

Com informações das prefeituras municipais de Curitiba, Toledo, Sarandi, Umuarama e Paranaguá

  • Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Curitiba

  • Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Toledo

  • Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Umuarama

  • Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Paranaguá