Notícias >

Prefeitura de Curitiba autoriza volta para a bandeira laranja a partir desta segunda-feira

Depois de permanecer por 23 dias na bandeira vermelha, Curitiba volta nesta segunda-feira, dia 5 de abril, para a bandeira laranja. Com isso, algumas atividades e serviços passam a funcionar com regras menos rígidas de horário e de modalidades de atendimento. Outras permanecem suspensas devido ao cenário da pandemia da COVID-19 na capital, que ainda exige atenção.

O decreto 650/2021 entra em vigor no dia 5 de abril e tem validade até o dia 14 de abril.

Resultados
Os dados divulgados diariamente pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mostram que as restrições impostas pela bandeira vermelha, com consequente redução da circulação de pessoas, surtiram efeito.

A média móvel de casos confirmados de COVID-19, nos últimos sete dias, estava em 844 na sexta-feira, dia 2 de abril. O número é 23,2% menor do que 14 dias atrás. Também caiu o número de pessoas que estão na fase ativa da doença; ou seja, que podem transmitir o vírus. Também na sexta eram 10.743, 19,3% menos do que há 14 dias.

A média móvel de óbitos é um indicador que ainda apresenta pequena redução. Estava em 35 mortes no dia 2, 5% menos do que 14 dias atrás. O epidemiologista da SMS, Diego Spinoza dos Santos, explica que o impacto das medidas restritivas no número de óbitos é sempre tardio. Isso porque existe um tempo entre a contaminação e o agravamento da doença. Então, aquele período com mais casos, no início da bandeira vermelha, ainda está impactando no número de mortes.

Decreto na íntegra
Clique aqui e confira o decreto 650/2021 na íntegra.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba