Notícias >

Prefeito de Curitiba assina licença prévia que marca o início do Pequeno Príncipe Norte

Crédito das fotos: Valterci Santos

Mais um importante passo foi dado para a concretização do Pequeno Príncipe Norte – Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali Pequeno Príncipe. Nesta terça-feira, dia 5, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assinou a licença prévia do projeto, durante cerimônia realizada na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). O Pequeno Príncipe Norte é uma iniciativa inovadora, que reúne assistência, pesquisa, educação, cultura, mobilização social e conservação da natureza em favor da vida. É uma realização da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, em parceria com a AEW-PR.

“Para Curitiba, é muito importante ter um hospital de crianças na região Norte”, ressaltou Rafael Greca. “O Pequeno Príncipe é um centro de excelência que traz a tradição do grande médico César Pernetta, que com o soro caseiro seria merecedor de um Prêmio Nobel de Medicina pela importância de seu trabalho pediátrico. Traz também a vontade da instituição de transmitir esse conhecimento”, completou o prefeito.

A presidente voluntária, há mais de 50 anos, da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, Ety Gonçalves Forte, salientou o momento especial que a instituição vive, prestes a completar os 100 anos da trajetória do Pequeno Príncipe em prol da saúde infantojuvenil. “É uma nova fase para o Hospital, que multiplica os sonhos. Nós já passamos por tantas coisas. Nos anos de 1960, por exemplo, em alguns momentos sequer tínhamos comida para os pacientes e eu ia de sacola nas mãos pedir aos amigos. E todos sempre foram muito generosos em diversas fases da nossa história. Tenho certeza de que, com o apoio dos amigos e da sociedade, colocaremos o Pequeno Príncipe Norte em funcionamento”, enfatizou.

Já o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe e representante da parceria entre a instituição e a Associação Eunice Weaver do Paraná, José Álvaro da Silva Carneiro, relatou a importância de um dos aspectos do projeto: o das relações com a natureza. “O que estamos começando hoje aqui, no Dia Mundial do Meio Ambiente, me enche de alegria e entusiasmo, de energia, para, junto com todos os colegas de trabalho, fazermos frente a este desafio de implantação desta iniciativa, que alia equidade de um lado e bons tratos de outro”, destacou.

Sobre o Pequeno Príncipe Norte
O projeto do Pequeno Príncipe Norte prevê a construção de diversas unidades em um terreno de 199 mil metros quadrados, dos quais 104 mil metros quadrados serão de áreas verdes. Com posicionamento estratégico ao lado do Aeroporto do Bacacheri, o empreendimento contará com um hospital-dia e ambulatórios, um hospital de alta complexidade, e as sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que atualmente funcionam em instalações alugadas.

Também haverá um centro cultural, um jardim botânico, um bosque nativo, um parque sensorial, espaços de infraestrutura, uma área para o Grupo Escoteiro Jorge Frassati, e as sedes da AEW-PR, da Associação Beneficente São Roque e da Escola Menino Jesus. Todas as unidades aliam premissas de contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade, e foram pensadas de modo a evidenciar o respeito às Ciências da Vida. Essas premissas foram adotadas para a elaboração do projeto, respeitando os remanescentes de floresta e de campos nativos, com um melhor aproveitamento da água e da movimentação da terra, por exemplo, sem onerar o meio ambiente.

O início das obras do Pequeno Príncipe Norte está previsto para o final deste ano e sua construção ocorrerá em diferentes fases. A primeira unidade a ser instalada é a do hospital-dia, que terá 24 leitos, sendo que 20 deles serão destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Também contará com um centro cirúrgico com capacidade para a realização de 40 cirurgias por dia e um ambulatório de especialidades com seis consultórios, nos quais poderão ser feitas até 3 mil consultas por mês. A unidade ofertará atendimentos nas áreas de saúde auditiva, infusões e Oftalmologia, entre outras especialidades.

 

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos

  • Crédito das fotos: Valterci Santos