Notícias >

Ponta Grossa ganha ambulatório especializado em hanseníase

A cidade de Ponta Grossa passou, neste mês, a ter um novo Ambulatório de Feridas para pessoas com hanseníase. O local, inaugurado na última semana, foi criado para atender pacientes do munícipio e região. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Marcelo Rangel e da secretária municipal de saúde, Ângela Pompeu.

O ambulatório – fruto de um investimento de R$ 500 mil, provenientes de recursos da prefeitura de Ponta Grossa – tem uma estrutura completa para atender pessoas que têm a doença. Dentre os equipamentos especiais do local está um aparelho destinado a tratamento de laser terapia, que ajuda na cicatrização de feridas decorrentes da enfermidade. Também há um espaço específico para que sejam feitos curativos.

O novo ambulatório irá beneficiar dezenas de pacientes que têm hanseníase. De 2008 a 2014, Ponta Grossa registrou 250 notificações de pessoas diagnosticadas com a doença. Somente neste ano, foram nove casos. Anteriormente, os pacientes recebiam tratamento nos postos de saúde dos bairros da cidade. Agora, com o ambulatório especializado, não precisarão mais enfrentar filas e esperar por atendimento naqueles locais.

Sobre a hanseníase
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa. Ela tem cura e o tratamento – que dura, em média, de seis meses a um ano – é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doença é transmitida de pessoa para pessoa e atinge quem tem contato muito próximo e prolongado com um enfermo, seja dentro do núcleo familiar ou da comunidade em que vive.

A doença tem cura, porém o diagnóstico precoce é muito importante. Isso porque a hanseníase compromete os nervos periféricos, podendo causar deformidades nas mãos e nos pés. Portanto, é essencial buscar o tratamento adequado ao verificar os sintomas da enfermidade, como o aparecimento de manchas – principalmente as esbranquiçadas e avermelhadas –, dormência, caroços pelo corpo e bolhas nas mãos e nos braços.

Com informações do Diário dos Campos e do Jornal da Manhã.