Notícias >

Paraná participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Municípios de todas as regiões do Paraná estão participando da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que acontece do dia 04 a 10 de agosto, em todo o Brasil. Entre as ações previstas no Paraná estão caminhadas, seminários e palestras que abordam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) como forma de sensibilizar a comunidade a respeito de sua importância.

Para abrir a semana de atividades, será realizado no dia 03 de agosto (sábado), a partir das 9h, um ato na Boca Maldita com todas as entidades envolvidas fazendo panfletagem e explicando sobre os ODM para a população.

A programação completa por município está disponível no site www.nospodemosparana.org.br.

O que é – A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade é uma semana de informação, conscientização e mobilização para o exercício da cidadania por meio da prática da solidariedade. É um fato pontual dentro do processo permanente de mobilização nacional, que teve início em 2004, com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e lembra a luta do sociólogo Betinho (que morreu em 1997) frente ao Movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, criado em 1992. O Betinho dizia que o cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. “Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder”, afirmou Betinho em vida.

odms1-300x300

A agenda da semana tem como proposta a realização de diferentes eventos e atividades e promover um balanço anual junto à sociedade e os governos quanto ao compromisso e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil. Os ODM são 8 metas socioeconômicas que abrangem as áreas de redução de pobreza, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento para todos.

Nesta Semana, dia 07 de agosto, às 16h, a Associação Eunice Weaver do Paraná realizará uma palestra para conscientização sobre a Hanseníase na Associação Dikaion, em Piraquara . A palestra será ministrada pela Dra. Nádia Almeida, especialista em hansenologia, e será aberta ao público. Esta ação tem como foco o 6º objetivo do milênio para o apoio na eliminação da hanseníase.