Notícias >

Palestra leva esclarecimentos sobre hanseníase a Piraquara

Palestra_Piraquara_2Uma palestra levou esclarecimentos sobre a hanseníase a profissionais da área da saúde e representantes da comunidade de Piraquara. O evento “Vamos juntos acabar com a hanseníase” foi realizado na tarde da última sexta-feira, dia 16, na Câmara Municipal da cidade. A atividade foi resultado de uma ação conjunta da Associação Eunice Weaver do Paraná e da Associação Beneficente São Roque – instituição parceira da AEW-PR –, com o apoio da Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA).

A palestra foi ministrada pela médica Carolina Prando, imunologista do Hospital Pequeno Príncipe, cientista do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e parceira da AEW-PR em atividades de orientação para a população. Entre os tópicos abordados estavam as formas clínicas da hanseníase; o modo de transmissão da doença; a questão genética que leva a uma pré-disposição para ter ou não a enfermidade; os principais sinais da moléstia e a comparação com outras doenças de pele; e como é feito o seu diagnóstico e seu tratamento.

A especialista reforçou que a transmissão da hanseníase não ocorre ao cumprimentar uma pessoa que tem a doença ou ao compartilhar utensílios domésticos utilizados por ela. Segundo Carolina, a enfermidade é transmitida pelas vias aéreas e é preciso um contato prolongado para contraí-la. A médica ressaltou, ainda, que a hanseníase tem cura e que o seu tratamento – que é feito com antibióticos e pode durar seis meses ou um ano, dependendo do caso – é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a palestra, ocorreu um bate-papo entre a imunologista e as pessoas presentes no evento. Nesse espaço da programação, os cidadãos e profissionais da saúde puderam esclarecer suas dúvidas a respeito da hanseníase e debater os desafios do dia a dia no que se refere ao diagnóstico da doença e ao seu tratamento, por exemplo.