Notícias >

Pacientes do projeto Utoppia atendidos na AEW-PR têm atividade com o escovódromo

dsc_0045A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) tem como sua missão promover e apoiar iniciativas que visem à proteção, à formação e à assistência a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. E isso abrange iniciativas relacionadas à saúde desse público. Um dos trabalhos amparados pela instituição é o Utoppia, do Hospital Pequeno Príncipe. Os pacientes do projeto atendidos na AEW-PR e seus familiares participaram nessa quinta-feira, dia 27, de uma atividade de orientação com a utilização do escovódromo.

Dentistas voluntários do Pequeno Príncipe escovaram os dentes dos pacientes, deram dicas sobre higiene bucal e distribuíram kits de higiene básica, com escova e pasta dental. Dentista voluntário do Hospital, Edino Beltrami, de 86 anos, destacou a necessidade de escovar corretamente os dentes. “Se não fizermos isso, algumas bactérias podem se alojar na boca e na gengiva, se deslocar e fixar no coração. A saúde começa pela boca, então temos que cuidar bem dela”, afirmou.

Para a psiquiatra do Pequeno Príncipe, Maria Carolina Oliveira Serafim, que acompanha semanalmente os pacientes que participam do projeto, momentos lúdicos como esse são muito importantes. “Essas crianças e adolescentes têm, geralmente, dificuldade de interação social. Por isso, é muito bacana poder falar sobre coisas sérias com eles, como a higiene bucal, de uma forma interativa e divertida”, ressaltou a médica.

Sobre o Utoppia
O projeto Utoppia – Serviço de Diagnóstico e Psicoterapia para Crianças e Adolescentes com Deficiência e Transtorno Mental é uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe e conta com parte de suas atividades realizada na estrutura física da AEW-PR. É voltado a pacientes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo, e tem ampliado o acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento feito por especialistas de diversas áreas.

Nele, os pacientes passam por avaliações diagnósticas neuropsicológica e clínica, e recebem tratamento especializado, com psicoterapia cognitivo-comportamental, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Seus familiares, por sua vez, recebem acompanhamento voltado à reabilitação do paciente. Na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná, funcionam dois consultórios para avaliação diagnóstica, dois consultórios para tratamento multidisciplinar e uma sala de atividades voltada à orientação e à terapia familiar.

Com informações do Complexo Pequeno Príncipe