Notícias >

Organizações disponibilizam cursos virtuais sobre COVID-19 para gestores e profissionais

Secretarias Estaduais de Saúde de 19 estados brasileiros disponibilizam uma série de cursos virtuais sobre prevenção e controle da COVID-19 (e outras doenças infecciosas) para gestores e trabalhadores de saúde de diversas áreas. A iniciativa foi lançada na última quarta-feira, dia 15, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Os cursos foram desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e traduzidos para português pela OPAS. Os temas são: cuidados clínicos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); projeto para Unidade de Tratamento de SRAG; prevenção e controle de infecções causadas pelo novo coronavírus; e doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo a COVID-19.

Essa iniciativa faz parte do projeto, desenvolvido pelo CONASS em parceria com a OPAS, de fortalecimento das Escolas de Saúde Pública no Brasil, que são instituições estaduais que têm como missão fortalecer as competências técnicas dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Cursos
Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID-19
Este curso fornece uma introdução geral à COVID-19 e vírus respiratórios emergentes. Destina-se aos profissionais de saúde pública, gerentes de incidentes e pessoas que trabalham para as Nações Unidas, organizações internacionais e ONGs. Clique aqui e saiba mais.

Projeto para Unidade de Tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG – 2020 (COVID-19)
Este curso oferece um entendimento abrangente dos princípios que norteiam o processo de projetos para áreas de triagem em unidades de saúde, instalações comunitárias e centros de tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave, incluindo como adaptar um edifício já existente para transformá-lo em um centro de tratamento de SRAG. É direcionado a equipes envolvidas na preparação e resposta, incluindo administradores e planejadores na área da saúde, arquitetos, engenheiros, equipes de logística, água e saneamento básico, equipes de médicos e de enfermagem, cuidadores e outros profissionais da saúde, além dos especialistas na área de promoção da saúde. Clique aqui e saiba mais.

Cuidados Clínicos na Síndrome Respiratória Aguda Grave – 2020 (COVID-19)
Este é um guia prático a ser usado pelos profissionais de saúde envolvidos no tratamento intensivo, durante surtos de vírus influenza (sazonal), infecção humana por vírus influenza aviário (H5N1, H7N9), MERS-CoV, COVID-19 ou outras epidemias virais respiratórias emergentes. São abordados temas como ventilação artificial invasiva relacionada à Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo; diagnóstico diferencial, triagem e reconhecimento precoce de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); reanimação direcionada para septicemia e choque séptico; e oxigenoterapia, entre outros. Clique aqui e saiba mais.

Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19)
Este curso fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados para responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus. Também explica como identificar um caso e aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle, de modo a garantir que não resultem em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes. Clique aqui e saiba mais.

Fonte: OPAS Brasil