Notícias >

Cursos gratuitos sobre atendimento da hanseníase estão com inscrições abertas

O Ministério da Saúde divulga três ofertas educacionais gratuitas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, totalizando 150 mil vagas disponíveis. As capacitações são disponibilizadas pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e são realizadas na modalidade EaD. As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio.

Para participar, os interessados precisam fazer um cadastro e a matrícula para o curso desejado, não sendo necessário passar por processo seletivo. Além de médicos dermatologistas, profissionais de todas as áreas da saúde, bem como demais interessados nos temas, podem se capacitar.

Abaixo, conheça os cursos ofertados pela UNA-SUS.

Hanseníase na Atenção Primária: o cuidado integral em hanseníase

São 50 mil vagas e a capacitação propõe uma ampla compreensão do diagnóstico e do tratamento oportuno da hanseníase, bem como da prevenção e do tratamento das incapacidades físicas que podem ser causadas pela enfermidade. A carga horária é de 40 horas. Clique aqui para mais informações.

Hanseníase na Atenção Primária: inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e à discriminação

Também são 50 mil vagas disponíveis para este curso. A oferta aborda a inclusão social e propõe promover o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo a respeito do processo de cuidado da hanseníase, com vistas ao enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de prática da Atenção Primária à Saúde. A carga horária é de dez horas. Acesse aqui para saber mais.

Hanseníase na Atenção Primária: o programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil

São 50 mil vagas disponíveis. Este curso visa compreender a gestão do programa de hanseníase, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle dessa doença. A carga horária é de dez horas. Clique aqui para mais informações.

Fonte: Ministério da Saúde