Notícias >

Novo curso da UNA-SUS sobre hanseníase aborda inclusão social, estigma e discriminação

Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados já podem se matricular no curso on-line Hanseníase na Atenção Primária: inclusão social por meio do enfrentamento do estigma e da discriminação. Produzida pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), a capacitação é livre, gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de junho de 2022 ao clicar neste link.

Segundo a coordenadora-geral de Vigilância das Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde (CGDE/DCCI/SVS/MS), Carmelita Ribeiro Filha, mais de 70% das pessoas acometidas pela hanseníase no Brasil recebem seus cuidados na Atenção Primária à Saúde (APS). Diante desse cenário, o curso propõe um pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da APS, para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.

Além disso, a qualificação faz parte do programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária à Saúde, que conta com outros dois cursos, que podem ser realizados e certificados de forma independente ou feito o programa como um todo. Tais módulos abordam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de incapacidades físicas, e a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as estratégias necessárias para o controle da enfermidade no Brasil.

“Esse programa é um investimento para o fortalecimento da atenção primária à saúde como principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde e aos seus profissionais, que, com suas habilidades e competências qualificadas e ampliadas, podem promover o cuidado integral e longitudinal da pessoa acometida pela hanseníase e de sua família”, destaca a coordenadora.

A seguir, confira informações sobre os três módulos do programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária à Saúde e os respectivos links de matrícula.

O cuidado integral em hanseníase
– Esta oferta educacional aborda desde o diagnóstico, com destaque ao tratamento oportuno da doença, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.​
– Carga horária: 40 horas
Clique aqui para se matricular e acessar o curso.

Inclusão social por meio do enfrentamento do estigma e da discriminação
– A oferta incentiva o pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde, para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.
– Carga horária: 10 horas
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil
– Este curso traz informações sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle da doença no Brasil.
– Carga horária: 10 horas
Clique aqui para se matricular e acessar o curso.

Para saber mais sobre este e outros cursos do Sistema UNA-SUS, acesse aqui.


Fonte:
Sistema UNA-SUS