Notícias >

No Paraná, mais de 259 mil escolares serão beneficiados com a campanha nacional

Durante todo o primeiro semestre deste ano letivo, 259,2 mil alunos com idades entre cinco e 14 anos, matriculados no ensino fundamental de 921 escolas públicas do Paraná serão beneficiados com a busca ativa para o diagnóstico e o tratamento de casos de hanseníase, tracoma e esquistossomose. Os escolares também receberão tratamento contra verminoses.

A estratégia, promovida pelo Ministério da Saúde, faz parte da V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose para diagnóstico de doenças que possuem tratamento gratuito ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e contempla 72 municípios do Estado. O slogan de 2018 é “Hanseníase, Verminoses e Tracoma – em casa ou na escola, sempre é hora de prevenir e tratar”.

A campanha está em sua quinta edição e ocorrerá em 40 mil escolas públicas de 2,7 mil municípios brasileiros que aderiram à ação, envolvendo mais de 8 milhões de alunos. As atividades serão realizadas até o dia 30 de junho, com ações específicas para cada uma das enfermidades, e envolverão profissionais da educação e os que atuam no SUS, em especial aqueles da Estratégia de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância Epidemiológica dos municípios.

Do total de municípios de todo o Brasil que aderiram à campanha, 2.615 (95,4%) são considerados prioritários, devido à vulnerabilidade social e ao risco de adoecimento da população com essas enfermidades. Desses, 47 são do Paraná.

Campanha anterior
A quarta edição da iniciativa, que aconteceu em 2016 e 2017, contou com a participação de 2.409 municípios. Ao todo, 6 milhões de escolares receberam a ficha de autoimagem, 157 tiveram diagnósticos de hanseníase confirmados, além de 23 casos diagnosticados entre os contatos. Cerca de 4,9 milhões de alunos receberam a profilaxia para verminoses, 22.084 casos foram confirmados como positivos para tracoma e 381 para esquistossomose.

No Paraná, seis dos 166,8 mil alunos que receberam ficha de autoimagem tiveram diagnóstico confirmado para hanseníase e 94 mil escolares foram tratados contra verminoses.

Fonte: Ministério da Saúde