Notícias >

Neste 5 de junho, AEW-PR reforça a importância da responsabilidade ambiental

Projeto “Nosso meio ambiente: conhecer para conservar”

O meio ambiente está na pauta de atividades, ações e projetos colocados em prática pela Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). E neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Associação reforça a importância da responsabilidade social por parte de toda a sociedade.

A AEW-PR está localizada em um terreno de 20 hectares, que conta com áreas de preservação permanente. Nela há a presença de ecossistemas como o de campos e o de floresta com araucárias. Ambiente privilegiado, localizado no coração de Curitiba, o terreno é um convite para o desenvolvimento de projetos ambientais.

Projeto “Nosso meio ambiente: conhecer para conservar”

Desde 2017, a Associação tem ampliado e fortalecido as suas ações ligadas ao meio ambiente, e buscado disseminar conhecimento e promover a conscientização sobre o tema. Isso por meio de projetos como o Nosso Meio Ambiente: conhecer para conservar. A iniciativa, realizada em parceria com o Complexo Pequeno Príncipe, visa aproximar crianças e adolescentes da comunidade escolar urbana do meio ambiente.

Em 2020, as ações do projeto precisaram ser interrompidas por causa da pandemia do coronavírus (COVID-19). Mas quando realizadas normalmente, suas atividades consistem em palestras e caminhadas por trilhas, nas quais os estudantes observam a natureza e aprendem mais sobre o funcionamento de ecossistemas, para que compreendam a importância das consequências de suas ações para o equilíbrio ambiental.

Projeto “Nosso meio ambiente: conhecer para conservar”

A AEW-PR também recebe voluntários de empresas privadas interessados em contribuir com atividades ambientais com foco na biodiversidade e na educação ambiental – ação também interrompida temporariamente por conta da pandemia. Durante a visita ao terreno da Associação, os voluntários conhecem de perto os projetos ambientais da instituição, realizados em parceria com o Pequeno Príncipe, e fazem o plantio de mudas de árvores nativas.

Outro projeto mantido pela Associação e pelo Pequeno Príncipe é o Farmácia Viva, que combina atividades de educação, cultura, cultivo, reciclagem e pesquisa associadas a plantas com propriedades medicinais, com o objetivo de produzir medicamentos fitoterápicos. “As iniciativas do Pequeno Príncipe ligadas ao meio ambiente – como as realizadas em parceria com a Associação Eunice Weaver do Paraná – fazem parte de um compromisso moral que todos devemos ter com o meio ambiente de agora e do futuro. Como cuidamos de crianças, temos que refletir que tipo de meio ambiente os meninos e meninas terão daqui 10 ou 20 anos”, conclui o diretor corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro.