Notícias >

AEW-PR destaca a importância da responsabilidade ambiental


A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) desenvolve projetos de educação ambiental que envolvem a comunidade na qual está inserida, ações que têm sido ampliadas e fortalecidas nos últimos anos. E neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a instituição destaca a importância da responsabilidade ambiental por parte de toda a sociedade.

A AEW-PR está localizada em um terreno de 20 hectares, que conta com áreas de preservação permanente. Com a presença de ecossistemas como o de campos e o de floresta com araucárias, o ambiente privilegiado do espaço, localizado no coração de Curitiba, é um convite para o desenvolvimento de projetos ambientais.

A partir de 2017, a instituição ampliou e fortaleceu suas ações de responsabilidade ambiental, que buscam disseminar conhecimento e promover a conscientização sobre o tema. Dentre as iniciativas realizadas está a marcação, uma a uma, das árvores exóticas com diâmetro à altura do peito (DAP) superior a 19 centímetros, bem como o anelamento dos pinus do local. Também são mantidos cuidados contínuos em toda a área gramada, bem como nas floreiras.

Participação da comunidade
Os projetos de educação ambiental colocados em prática pela AEW-PR envolvem a comunidade local. É o caso do Nosso meio ambiente: conhecer para conservar. A iniciativa, feita em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, visa aproximar crianças e adolescentes da comunidade escolar urbana ao meio ambiente, com o desenvolvimento da consciência de cada menino e menina a respeito da relação de interdependência da espécie humana com o meio ambiente, bem como das fragilidades do equilíbrio dessa relação.

As vivências do projeto incluem palestra, caminhada por trilhas – onde os alunos observam a natureza e aprendem mais sobre o funcionamento de ecossistemas –, preparo de mudas, plantio e cultivo de alimentos e plantas medicinais.

Farmácia Viva
Outro projeto ambiental desenvolvido na Associação Eunice Weaver do Paraná é o Farmácia Viva, realizado em parceria com o Pequeno Príncipe. Ele combina atividades de educação, cultura, cultivo, reciclagem e pesquisa associadas às plantas com propriedades medicinais, de modo a gerar ou resgatar experiências únicas entre humanos e natureza.

O objetivo da iniciativa é produzir medicamentos fitoterápicos para fins educativos e de forma complementar a outras iniciativas, como o Nosso Meio Ambiente. A expectativa é de que futuramente os fitoterápicos também sejam usados para consumo interno, no Hospital. Os exemplares de dezenas de espécies estão em exposição para pacientes, colaboradores do Pequeno Príncipe, estudantes e visitantes.