Notícias >

Música e muita animação na Associação Eunice Weaver do Paraná

_DSF5378A música invadiu a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) e promete proporcionar ainda mais momentos de animação e alegria em 2016. Neste ano, a instituição recebe apresentações do projeto cultural Concertos Gols pela Vida. O primeiro show ocorreu em maio e estão programados mais quatro espetáculos – em agosto, setembro e novembro.

Na primeira apresentação, o blues contagiou a todos e transformou o auditório da Associação no cenário de uma verdadeira festa. O show foi comandado pelo cantor, músico e compositor Ricardo Maranhão, acompanhado de outros grandes músicos. A plateia, formada por alunos da Escola Menino Jesus – instituição parceira da AEW-PR voltada à educação especial de jovens e adultos com deficiência intelectual –, começou o espetáculo bem comportada. Mas logo os estudantes levantaram e começaram a dançar ao som dos artistas.

Segundo a professora de artes da Escola, Maria Cristina Antunes, atividades culturais como essa cativam os alunos. “Toda apresentação artística é muito contagiante. A arte, ou a música, não é algo que se mede intelectualmente. Para eles, é uma explosão. No início, estão tímidos. Mas quando percebem que podem se expressar, se soltam e é isso que a arte pode fazer: tirar de dentro dos estudantes essa possibilidade”, ressaltou.

Para o músico Ricardo Maranhão, fazer parte do projeto Concertos Gols pela Vida e se apresentar na Associação foi uma experiência nova e única em sua trajetória. “Ver aqueles jovens excepcionais dançando, batendo palmas e cantando junto não tem preço. Eles valorizam muito o lado simples da vida e pequenos gestos fazem toda a diferença”, afirmou. “Sou muito grato por ter tido a oportunidade de realizar esse show e de estar perto dessas pessoas tão puras, queridas e boas. A banda inteira ficou emocionada”, acrescentou.

O projeto
O projeto Concertos Gols pela Vida tem como objetivo popularizar a música erudita e democratizar o acesso à cultura. Estão previstos dois concertos da Orquestra Sinfonia Brasil em agosto – em Curitiba e São Paulo – e mais 18 apresentações de diversos grupos musicais no Hospital Pequeno Príncipe e em instituições parceiras do Complexo Pequeno Príncipe, como a Associação Eunice Weaver do Paraná.