Notícias >

Mudas de plantas medicinais do projeto Farmácia Viva são entregues em dezembro


Em dezembro, mudas de plantas medicinais do projeto Farmácia Viva foram entregues a colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe. A ação é um dos resultados de uma iniciativa fruto da parceria entre a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) e o Hospital. O projeto tem por objetivo promover o conhecimento sobre plantas com propriedades medicinais, além de incentivar a reflexão a respeito da beleza e da importância da biodiversidade.

Tomilho, manjericão, coentro, sete sangrias, salsinha e mil folhas foram algumas das espécies entregues. A muda que mais fez sucesso entre os profissionais foi a arruda. Ela é considerada uma planta sagrada que espanta o mau olhado. Além da superstição, o chá dessa planta alivia a ansiedade e ajuda na qualidade do sono.

A enfermeira do Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe, Luciana Almeida de Souza, destacou a importância de ter uma planta medicinal em casa. “É bem saudável. Todo mundo quer ter uma plantinha em casa, principalmente quando são temperos. E as plantas também precisam de cuidado. Tem que colocar no sol, dar água e verificar se ela está gostando do ambiente. Isso é bom, pois acaba distraindo e faz bem para a mente”, afirmou.

Já a colaboradora Elisangela Moreira, professora no Centro de Educação Infantil (CEI) do Hospital Pequeno Príncipe, escolheu duas mudas. “Estou levando manjericão e tomilho. Optei por essas porque são temperos e eu vou usar muito nos alimentos”, contou. Outra profissional que gosta de cozinhar e usar temperos verdes é Dirlene Bueno Padilha, também do CEI. “Escolhi a salsinha, que é um temperinho, e a mil ervas, que ajuda a emagrecer. Eu adorei”, disse.


Com informações do Hospital Pequeno Príncipe