Notícias >

Ministério da Saúde libera R$ 11,8 mi para combate à hanseníase

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 11,8 milhões para a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma 2014, que será realizada em todo o Brasil. A portaria sobre a verba foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 9. A quantia é proveniente do Fundo Nacional de Saúde e será dividida e enviada aos fundos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal.

A campanha do governo federal visa identificar os casos de hanseníase por meio de inquérito em escolas cujos estudantes apresentem sinais e sintomas da doença. Além disso, prevê a disponibilização dos tratamentos necessários. O ministério considera que a hanseníase e as demais doenças contempladas na campanha têm distribuição heterogênea e suas altas cargas comprometem a interrupção das cadeias de transmissão. Consequentemente, prejudicam a eliminação desses agravos como problemas de saúde pública.

Além disso, de acordo com o órgão governamental, há dificuldade de acesso à rede de serviços de saúde pelas populações mais vulneráveis, o que reflete diretamente na detecção das enfermidades e na adesão ao tratamento.

Tratamento
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e tem cura. O tratamento é gratuito e eficaz, tendo duração média de seis meses a um ano. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza medicamentos gratuitamente e treina os profissionais de saúde para o atendimento das pessoas que têm a enfermidade.

A moléstia é transmitida de pessoa para pessoa e atinge quem tem contato muito próximo e prolongado com um enfermo, dentro do núcleo familiar ou da comunidade em que vive. Geralmente, não é transmitida dentro de um ônibus ou em um local público, por exemplo.

Apesar de ter cura, a hanseníase pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço público de saúde ao verificar o aparecimento de manchas – de qualquer cor e em qualquer parte do corpo –, principalmente se elas apresentarem diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque.

Fontes: Portal Brasil e Imprensa Nacional/Diário Oficial da União