Notícias >

Ministério da Saúde faz campanha publicitária para incentivar o diagnóstico precoce da hanseníase

O Ministério da Saúde lançou neste ano uma nova edição de uma campanha publicitária que alerta a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase. Em 2018, o slogan criado para a iniciativa do governo federal é “Hanseníase: identificou, tratou, curou”.

O objetivo é estimular a busca ativa de casos da doença pelos profissionais da área da saúde, identificar a enfermidade de forma precoce e encaminhar as pessoas com hanseníase para tratamento. Além disso, procura incentivar a população a buscar os serviços de saúde assim que identifique os sinais e sintomas da doença.

Diversos materiais foram preparados para a campanha, que tem veiculação nacional em mídias tradicionais e on-line. Ela conta com peças como fôlder, cartaz, e-mail marketing, anúncio em jornal, banner para internet e spot de rádio. Em fevereiro, também foi veiculado um anúncio em canais da televisão aberta.

Alerta
A campanha faz um alerta para que todos fiquem atentos em caso de aparecimento de uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. Ou, ainda, áreas com diminuição dos pelos e de suor.

Outros sinais e sintomas da hanseníase que devem ser observados são o aparecimento de caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; a diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular de olhos, mãos e pés; o surgimento de dor e a sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; e o fato de cortar-se ou queimar-se sem sentir dor.

A campanha do Ministério da Saúde reforça, ainda, que a doença tem cura. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e logo que se começa a tratar a enfermidade, ela deixa de ser transmitida.