Notícias >

Ministério da Saúde e UNESCO abrem inscrições para projetos sobre doenças crônicas e IST

O Ministério da Saúde e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) divulgam a chamada pública que vai selecionar organizações da sociedade civil (OSCs) para a execução de projetos relacionados à vigilância, à prevenção e ao controle de doenças de condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis (IST), como hepatites virais e tuberculose. O prazo para o envio de propostas termina no dia 9 de maio.

A iniciativa é do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS), do Ministério da Saúde, e tem como objetivo apoiar ações de base comunitária junto às OSCs. Isso por meio do investimento em projetos que têm resultado no fortalecimento e na sustentação da resposta brasileira ao enfrentamento da epidemia de HIV/aids, das IST, das hepatites virais e, mais recentemente, da hanseníase e da tuberculose.

As propostas deverão ser direcionadas para a capacitação das organizações da sociedade civil, colegiados, coletivos, movimentos ou redes da sociedade civil, congêneres ou não, que oportunizem a promoção à saúde e a prevenção dos agravos relacionados à vigilância de doenças de condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis.

Dentre as linhas temáticas estão projetos de capacitação sobre o uso e o gerenciamento de informações, metodologias educativas e de comunicação; advocacy; engajamento comunitário; e elaboração, execução e monitoramento de projetos de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, HIV/aids, hepatites virais, à tuberculose e/ou à hanseníase, com ênfase nos principais desafios da prevenção a esses agravos.

O envio de propostas deve ser feito pelo site da UNESCO.

Fonte: Ministério da Saúde