Notícias >

Melhores matérias sobre hanseníase receberão prêmio de R$ 1,5 mil

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo, promovido pela organização NHR Brasil (Netherlands Hanseniasis Relief). O objetivo é reconhecer e estimular as produções de qualidade a respeito da doença no Brasil, bem como dos diversos aspectos relacionados à enfermidade, como diagnóstico, estigma, transmissão, tratamento e políticas públicas.

Serão contempladas reportagens em quatro categorias: jornal e revista, mídia on-line, rádio e TV. Serão analisadas a abordagem, a diversidade e a qualidade das fontes consultadas, as técnicas empregadas e os aspectos éticos. O vencedor de cada uma das categorias receberá um prêmio de R$ 1,5 mil. Para estarem elegíveis, os trabalhos precisam ter sido divulgados entre 1º de janeiro de 2017 e 20 de junho de 2018.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, exclusivamente pela internet (clique aqui e acesse o link sobre a premiação, no qual há o formulário de inscrição). Os vencedores do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo serão anunciados no dia 2 de setembro, durante a cerimônia de abertura do 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), em Recife.

Apoio a projetos de combate à hanseníase
A NHR Brasil apoia projetos de combate à hanseníase no Brasil há 24 anos. A organização procura dar maior visibilidade à discussão a respeito da doença, bem como em relação ao preconceito e às dificuldades no convívio social que atingem as pessoas com a enfermidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hanseníase é um problema de saúde pública no país – somente em 2017, foram registrados 24,2 mil novos casos, de acordo com os dados parciais divulgados pelo Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que a doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações da Folha de S.Paulo e da NHR Brasil