Notícias >

Mais uma lenda do folclore brasileiro é apresentada na AEW-PR

Crédito das fotos: Valterci Santos

Crédito das fotos: Valterci Santos

O menino Querêncio morava nos verdes pampas gaúchos. Em certo dia, ele perdeu um objeto muito importante. Sua madrinha Clarice disse que uma pessoa poderia ajudá-lo: o Negrinho do Pastoreio, um menino bastante ligeiro, mas que uma vez perdeu o cavalo baio do Estancieiro. Para resolver o caso de Querêncio, vão contar com a ajuda de Nossa Senhora. Essa é a história da adaptação de uma lenda do folclore brasileiro muito popular no século XIX e que foi apresentada, na semana passada, em uma sessão exclusiva do espetáculo “Negrinho do Pastoreio” na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR).

Na plateia, estavam 80 alunos da Escola Menino Jesus, instituição parceira da AEW-PR. Eles ficaram encantados com a trama e com o desenrolar do mistério que envolve a história de Querêncio. A peça – que conta com a assinatura da Mataveri Cultural e da Pé no Palco – faz parte da segunda edição do Brinque – Festival de Teatro Infantil, uma realização da Montenegro Produções Culturais. A iniciativa, viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, tem como objetivo apresentar ao público personagens do folclore brasileiro e, assim, resgatar o imaginário popular.

Importância do teatro
A Associação Eunice Weaver do Paraná tem recebido desde 2013 sessões de teatro em sua sede. As apresentações têm contribuído para a democratização do acesso à cultura e colaborado com a formação de plateia. Além disso, têm sido de grande valor nas atividades curriculares dos estudantes que assistem aos espetáculos. “As peças têm dado um retorno bem interessante nas nossas aulas, quando trabalhamos com música, com a própria representação, com sonoplastia. Os alunos tendem a despertar para o imaginário de uma forma muito mais esmiuçada e enriquecida com a experiência de vir ao teatro”, ressaltou o professor de artes da Escola Menino Jesus, Walmir Marcelino Teixeira.

  • Crédito das fotos: Valterci Santos